Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Situação de emergência

Cerro Azul receberá auxílio federal para reparar danos de chuvas fortes

Redação Bonde com AEN
02 fev 2017 às 17:47

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O governo Federal reconheceu, na tarde desta quinta-feira (2), situação de emergência no município de Cerro Azul, na Região Metropolitana de Curitiba. O local foi afetado por chuvas no dia 10 de janeiro, o que gerou enxurradas e estragos em residências, pontes e bueiros. Mais de duas mil pessoas, segundo a Defesa Civil Estadual, foram prejudicadas.

"Um dia depois do ocorrido nós mandamos uma equipe para avaliar a situação no município. Nós os auxiliamos, também, na preparação de toda a documentação que foi enviada ao governo Federal. É com base nesses documentos que o governo declara estado de emergência e libera recursos", conta o tenente da Defesa Civil Estadual, Marcos Vidal.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o diretor de operações da Defesa Civil Municipal, Mucio Ribas, o trabalho agora será para levantar as necessidades e enviar ao Ministério da Integração Nacional. "Agora precisamos fazer um plano de trabalho explicando quantos sacos de cimentos vamos precisar para recuperar as pontes, qual vai ser o custo para consertar os bueiros e todo o descritivo do que faremos para arrumar a cidade", relata.

Leia mais:

Imagem de destaque
Grandes volumes de chuva

Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda

Imagem de destaque
Última chance

Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira

Imagem de destaque
Noroeste

Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola

Imagem de destaque
Cinco feridos

Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão


Após o recebimento do plano de trabalho, governo Federal tem até 90 dias para liberar os recursos. Em caso de situação de emergência, o Estado é responsável por 75% do repasse e o município pelos outros 25%. "A situação no local foi grave, mas agora está tudo sob controle. Eles só precisam agora aguardar o repasse Federal", diz Vidal.

Publicidade


Chuva


De acordo com o Instituto Simepar, as chuvas devem continuar em Cerro Azul nos próximos dias. "As pancadas vão aparecer principalmente nos períodos da tarde e da noite, mas em menor intensidade", diz o meteorologista Reinaldo Kneib. Segundo ele, no dia 10 de janeiro, quando ocorreu a enxurrada em Cerro Azul, o volume de chuva acumulada em menos de meia-hora foi de 30 milímetros.

"Além da chuva intensa em um curto espaço de tempo, também houve muitas pancadas no dia anterior, com volume de 40 milímetros, e mais chuva ainda no dia 5 de janeiro, com volume acumulado de 50 milímetros. Tudo isso deixou o solo úmido e mais propício ainda para gerar transtornos", relata.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo