O calor não dá trégua no Paraná e as temperaturas batem recordes até em Curitiba, cidade conhecida pelo clima ameno. A capital registrou na tarde desta terça-feira (28) a temperatura mais alta do ano: 34°C, temperatura mais alta do que em capitais de estados do Nordeste. A falta de chuvas e a baixa umidade do ar ajudam a manter os termômetros em alta.
O tempo quente na capital chega a ser mais forte do que em Londrina, cidade que tradicionalmente tem mais calor do que a capital. No município do Norte do Paraná, segundo o Instituto Tecnológico Simepar, os termômetros chegaram à máxima de 32,4°C na tarde desta terça-feira.
A temperatura também é maior do que a registrada em Salvador. Segundo o site climatempo, a capital baiana registrou 30°C nesta tarde. Fez também mais calor do que em Fortaleza (31°C), Recife e Natal (29°C).
Leia mais:
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
Educação do Paraná prorroga prazo para matrículas e rematrículas na rede estadual
MPPR denuncia técnico de enfermagem suspeito de abuso sexual contra paciente
A maior temperatura do estado até as 16h50, segundo o Simepar, foi em Cerro Azul, no Vale do Ribeira, onde os termômetros chegaram a 37,6°C. Em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, a máxima foi de 35,2°C. Durante a tarde desta terça-feira, houve registro de chuvas no Norte do Paraná, em cidades próximas a Londrina e Apucarana. Na capital, não houve precipitação.
De acordo com o meteorologista Samuel Brawn, do Simepar, o calor deve continuar nos próximos dias por causa da atuação de uma forte massa de ar quente no Paraná. "Não tem previsão de resfriamento. A tendência é que se mantenha muito calor em todo o Paraná".
Brawn ressalta, entretanto, que essas características são comuns nessa época do ano, por causa do verão. O que acentua o calor, porém, é a baixa umidade do ar no estado. "Se não tem chuvas, aquece mais", explica. A previsão é de que haja apenas núcleos isolados de chuvas nos próximos dias.