Uma frente fria atinge a Região Sul nesta segunda-feira (27), deixando o tempo instável nos próximos dias. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a semana começa com pancadas de chuva forte e trovoadas isoladas no Paraná e em Santa Catarina. Pode chover no norte e nordeste do Rio Grande do Sul.
A chuva permanece no Sul do país até a próxima quinta-feira (1º). Os termômetros vão oscilar entre 10 graus Celsius (°C) e 34°C.
Segundo o serviço de meteorologia do Paraná (Simepar), nesta segunda-feira o tempo fica ainda mais instável do que no fim de semana. Há risco de temporais, principalmente à tarde e à noite. Foram observadas chuvas fortes no litoral. Na Ilha do Mel, nesta madrugada, o volume registrado em apenas duas horas chegou a 34,2 milímetros.
Leia mais:
Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
De acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), as chuvas que atingem esta semana a região que vai do oeste ao litoral sul do estado devem amenizar a estiagem, com chance de acumulados de 60 a 80 milímetros em média, no oeste e meio-oeste. Esse último final de semana foi o primeiro do mês de fevereiro com chuva no estado.
De acordo com a Defesa Civil , devido à estiagem, 96 municípios decretaram situação de emergência em Santa Catarina. A seca afetou diretamente 595 mil pessoas. A estimativa é que as perdas na produção agrícola cheguem a R$ 600 milhões. Para amenizar e combater os efeitos da estiagem, o governo do estado anunciou, na última sexta-feira (24), o repasse de recursos no valor total de R$ 6 milhões para as prefeituras, em forma de convênios. As ações englobam a distribuição de sementes de milho aos agricultores.