01/10/20
PUBLICIDADE
Vem mais frio

Com menor intensidade, novo ciclone se aproxima do Paraná

Uma semana depois de um ciclone extratropical atingir o Sul do País e trazer muitos estragos para o Paraná, o Estado fica novamente em alerta com a previsão de que o mesmo fenômeno se repita entre esta terça (7) e quarta-feira (8). Porém, desta vez os transtornos serão menores, já que o ciclone que se forma no Oceano Atlântico, entre o litoral do Rio Grande do Sul e o do Uruguai, é menos intenso, diz o Simepar.

José Fernando Ogura/AEN
José Fernando Ogura/AEN


"A frente fria atinge principalmente a metade Sul do Estado, desde o Litoral até a Região Oeste. A previsão para o Paraná é de chuvas moderadas nessas regiões, acompanhadas de raios e ventos entre 50 km/h e 60 km/h, talvez algumas rajadas mais fortes, mas sem chegar aos 100 km/h como na semana passada”, explica o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib.

Passado o temporal, a previsão é de mais frio para o Paraná no fim da semana, com possibilidade de geada entre a quinta-feira (9) e a sexta-feira (10) na Região Metropolitana de Curitiba e em outros municípios por onde a frente fria passar.

O QUE É

Os ciclones extratropicais são resultado de um sistema de baixa pressão atmosférica que se forma sobre o oceano e se aprofunda na superfície. O desta semana vem associado de duas frentes: uma fria, que atinge o Estado, e outra quente, que se desloca para o oceano. "Esses fenômenos acontecem todo ano e são mais fortes nesta época”, afirma Kneib.

ESTRAGOS

De acordo com a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, o temporal de semana passada afetou aproximadamente 27 mil pessoas em 83 municípios. Uma pessoa morreu e 11 ficaram feridas. Cerca de 5,3 mil casas foram danificadas e 10 destruídas. A queda de árvores e postes na rede de energia também deixou cerca 1,8 milhão de pessoas sem luz, além de afetar o abastecimento de água.

Para não ser pega de surpresa com os eventos climáticos, a população do Paraná pode se cadastrar para receber os alertas meteorológicos da Defesa Civil. É só mandar uma mensagem de texto (SMS) com o CEP de sua residência para o número 40199. O
AEN-PR
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Fatalidade
Londrina tem luto de três dias por professora que morreu em acidente em Ibiporã
01 OUT 2020 às 11h22
Maior alta de 2020
Cesta básica fica 9,6% mais cara em Londrina
01 OUT 2020 às 10h39
Pesquisa da UTFPR
Londrina encerra agosto com saldo positivo de empregos
01 OUT 2020 às 10h32
Caso Sandra Mara Curti
Justiça nega pedido de exumação feito por homem que matou ex-esposa a facadas em Londrina
01 OUT 2020 às 10h25
Análise
Número de policiais e militares candidatos é o maior em 16 anos
01 OUT 2020 às 09h58
Máximas 5,7º mais altas
2020 teve o mês de setembro mais quente registrado pelo Iapar em Londrina
01 OUT 2020 às 09h52
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados