Curitiba sediará, nos próximos dias 1 e 2 de agosto, um dos maiores eventos da educação pública estadual do Paraná. Organizados pela APP-Sindicato, professores, funcionários de escola e representantes escolares estarão na capital para a realização da 6ª edição da Conferência de Educação, evento que debaterá as necessidades e rumos do setor nos próximos quatro anos. Serão mais de 1.200 educadores reunidos – no Centro de Convenções de Curitiba - com objetivo de elaborar um caderno de resoluções com considerações e propostas sobre a gestão e qualidade da educação.
As formulações representam a construção de políticas públicas para cada uma das regiões e dos municípios do Paraná. A metodologia usada pela APP – que envolveu milhares de pessoas no debate através de 29 conferências regionais - é uma forma democrática de contribuir com o processo de qualificação do segmento da educação, além de apontar os requisitos básicos para a formação de normativas e ações que valorizem o trabalho dos educadores e alunos.
As conferências regionais também foram espaço para a eleição dos representantes que, neste final de semana, estarão em Curitiba para apresentar o resultado dos estudos locais. Os dois dias de Conferência Estadual resultarão em um conjunto de propostas a serem sistematizadas no Caderno de Resoluções. O documento será entregue a todos os candidatos ao governo do Estado – no debate com os candidatos ao governo que o sindicato promoverá no dia 19 de agosto - e abordará os anseios e necessidades educacionais para os próximos quatro anos.
Leia mais:
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
Educação do Paraná prorroga prazo para matrículas e rematrículas na rede estadual
MPPR denuncia técnico de enfermagem suspeito de abuso sexual contra paciente
A partir das colocações contidas no Caderno, os candidatos poderão reavaliar seus planos de governo com base nas reais necessidades da categoria e da comunidade escolar. A secretária educacional da APP, Walkiria Mazeto, evidencia a importância do debate. "A Conferência, além de ser um instrumento de proposição de políticas públicas para a valorização da educação em nosso Estado, é um instrumento pedagógico de ampliação do debate educacional e social", analisa.
Programação:
Sexta-feira, 1 de agosto
8h30 Abertura com a Orquestra Latino Americana e Coral da APP
9h Mesa de Abertura com autoridades e convidados | Leitura e Aprovação do Regimento
10h Avaliação das Políticas Nacionais pós Plano Nacional de Educação (PNE) |Prof. Milton Canuto, vice-presidente da CNTE
Avaliação das Políticas Educacionais no Estado do Paraná |Profa. Marlei Fernandes de Carvalho, presidenta licenciada da APP-Sindicato.
14h Plenárias – Divisões por eixos temáticos (Organização e Gestão Democrática da Educação; Financiamento da Educação; Formação, Valorização e Condições de Trabalho dos/as Trabalhadores/as em Educação; Valorização dos/as Trabalhadores/as em Educação Aposentados/as; Educação Infantil; Ensino Fundamental; Ensino Médio e Educação Profissional; Educação Especial; Educação de Jovens e Adultos; Educação do Campo, Indígena e Quilombola; Por uma Escola Sem Machismo; Por uma Escola Sem Homo, Lesbo, Bi e Transfobia; Por uma Escola Sem Racismo; Educação e Tecnologia).
Sábado, 2 de agosto
8h30 - Plenária Final
14h - Plenária Final
18h - Encerramento
Durante todo o evento haverá a Exposição Fotográfica 25 anos do ‘30 de agosto’, além de exposição de trabalhos sobre a Palestina e apresentações culturais.
VI Conferência Estadual da Educação
Data: 1 e 2 de agosto (sexta e sábado)
Local: Centro de Convenções de Curitiba | Rua Barão do Rio Branco, Centro – Curitiba
Horário: 8h30 até 18h