Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em agosto

Comissão da Verdade fará audiência pública em Maringá

Redação Bonde
24 jul 2014 às 16:52

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Comissão Estadual da Verdade (CEV-PR) fará uma audiência pública na cidade de Maringá, no dia 5 de agosto. As Comissões Estaduais são braços auxiliares da Comissão Nacional da Verdade (CNV), que tem por finalidade examinar e esclarecer as graves violações dos direitos humanos no período de 1946 a 1984, a fim de efetivar o direito à memória e à verdade histórica.

Os trabalhos das Comissões Estaduais, bem como da Comissão Nacional, tem centrado foco em identificar os agentes públicos do Estado brasileiro que cometeram crimes de assassinatos, torturas e outras violações contra os direitos humanos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A audiência pública, que será realizada em Maringá, terá 3 focos: serão colhidos depoimentos de militantes políticos, sindicais e estudantis que viviam na região Norte do Paraná e que tiveram os seus direitos políticos e civis cassados e/ou foram presos e torturados durante a Ditadura Militar; depoimentos de lideranças indígenas dos povos Kaigang e Xetá, que sofreram graves violações dos seus direitos, durante a Ditadura Militar; e, por fim, em Sessão Solene e Simbólica, na Câmara dos Vereadores, será restituído o mandato de Bonifácio Martins, que exerceu o mandato de vereador em Maringá por duas legislaturas (1956-1960 e 1960-1964).

Leia mais:

Imagem de destaque
2.424 oportunidades em Londrina

Agências do Trabalhador do Paraná têm 21,7 mil vagas disponíveis

Imagem de destaque
PR-445 e PR-323

Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo

Imagem de destaque
Avaliação seriada

UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo

Imagem de destaque
Maior felino das Américas

Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada


Com o golpe militar de 1 de abril de 1964 e a instauração do Primeiro Ato Institucional, em 9 de abril de 1964, Martins foi indiciado no Inquérito Policial Militar (IPM) conhecido como "Zona Norte do Paraná", em que dezenas de militantes de esquerda, sindicalistas e estudantes foram presos e processados.

Publicidade


Homenagem – Frente ao quadro de insegurança então existente no país e sabendo que seu nome era visado, Bonifácio Martins evadiu-se de Maringá em abril de 1964, acompanhado de sua esposa e duas filhas, uma das quais era criança de colo. Deixou para trás sua empresa de prestação de serviços, uma residência que havia construído, localizada no antigo aeroporto, e uma vida de lutas políticas e cidadãs. 50 anos depois, por iniciativa da Câmara de Vereadores e do Pesquisador e professor de História da UEM, Reginaldo Dias, com o aval e participação da Comissão Estadual da Verdade, haverá a restituição simbólica do mandato do Vereador. Na ocasião, estarão presentes as duas filhas do Vereador, que receberá a homenagem póstuma pelo pai.


A audiência será realizada no Auditório Hélio Moreira, das 9 às 16 horas, e às 18 horas, na Câmara de Vereadores de Maringá.

O evento tem apoio das seguintes entidades: OAB/Maringá, SISMMAR, APP Sindicato, Sinteemar, Steem, Sindaen, Stessmar, DCE/UEM, Cahnac (história/UEM) e Cahrf (Direito/UEM).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo