O Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) fará um convênio delegando para o Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu (Fundo Iguaçu) a responsabilidade pelos projetos técnicos de duplicação e outras benfeitorias na BR-469, a Rodovia das Cataratas.
O sinal verde foi dado nesta terça-feira, 9 de abril, no escritório do DNIT, em Brasília (DF), pelo presidente do departamento, Jorge Fraxe, ao diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, que representou o Conselho de Desenvolvimento de Foz do Iguaçu (Codefoz).
Samek entregou a carta com a proposta do Fundo Iguaçu de assumir os projetos de duplicação da BR-469. Pela proposta, o próprio DNIT executará as obras, que incluem não apenas a segunda pista, mas ciclovia, paisagismo e redes subterrâneas de energia elétrica e telefônica, entre o trevo de acesso à Argentina e os portões do Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu.
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Convênio será semelhante ao assinado entre o Fundo Iguaçu e a Infraero para elaboração dos projetos do Plano Diretor e da nova pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.
A proposta de acordo de cooperação técnica para realização dos projetos de duplicação da Rodovia das Cataratas apresentada pelo Fundo Iguaçu é fundamentada na importância que a obra representa para o Destino Iguaçu.
A carta lembra que, além de permitir o acesso ao Parque Nacional do Iguaçu, visitado por mais de 1,5 milhão de turistas todos os anos, é o único acesso possível ao aeroporto e ao Centro de Convenções da cidade .
O Fundo Iguaçu, com o apoio do Codefoz e da Itaipu Binacional, se compromete a realizar os projetos básicos e executivos necessários para a duplicação da Rodovia das Cataratas, que serão doados para o DNIT, sem qualquer ônus.
Os projetos serão desenvolvidos em conformidade com as diretrizes do DNIT, que poderá acompanhar toda a execução, dando o aceite final.
O objetivo, segundo o Fundo Iguaçu, é "produzir uma verdadeira transformação na Rodovia das Cataratas", que, além da duplicação, receberá projetos complementares englobando ciclovia, bolsões de estacionamento, interseções, pontes e viadutos, iluminação, paisagismo na faixa de domínio da rodovia e até mesmo restauração do pavimento existente.