O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) vai fiscalizar a existência dos itens de acessibilidade na Câmara Municipal de Cambé nesta sexta-feira (5), a partir das 9h30. Essa fiscalização atende a uma solicitação do Ministério Público de Cambé.
O trabalho será conduzido pelo fiscal Luís Carlos da Silva. Serão averiguados os itens mínimos de acessibilidade, como por exemplo: acesso às calçadas; acesso à edificação; áreas de circulação na edificação; sanitários adaptados; piso antiderrapante; escadas com corrimão e existência de rampas com inclinamento adequado.
Luís Carlos da Silva explica que também foram convidados para participar da fiscalização representantes do Corpo de Bombeiros, da Prefeitura Municipal, da Câmara Municipal e da Associação dos Deficientes Físicos de Cambé.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Após concluir a fiscalização, o CREA-PR irá elaborar o relatório e enviar à Comissão de Acessibilidade da entidade. Edgar Tsuzuki, gerente regional do CREA, informa que caso sejam verificados itens em desacordo com as normas de acessibilidade, com base no relatório, a Comissão irá orientar o gestor da Câmara de Cambé sobre as adequações necessárias.
E, caso não sejam tomadas providências, o caso pode ser denunciado ao Ministério Público por descumprimento da lei de acessibilidade.