Curitiba assinou nesta quinta-feira (24) o termo de cooperação para integrar-se ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça. O secretário da Defesa Social do município, coronel Itamar dos Santos, esteve em Brasília com o secretário-executivo do Programa, Ronaldo Teixeira, e com o coordenador de Assuntos Federativos, Vicente Trevas, para firmar a adesão.
Durante a reunião, Ronaldo Teixeira explicou os princípios do Pronasci e algumas das 94 ações que a capital paranaense pode escolher. A capacitação dos profissionais de segurança pública, a oferta de financiamentos habitacionais para os policiais e a melhoria no sistema prisional, inclusive na assistência aos presos, são algumas delas.
O Pronasci é uma resposta do governo federal para o enfrentamento da violência. A proposta é potencializar as ações com uma nova relação federativa entre união, estados e municípios, que passarão a trabalhar juntos na questão da segurança pública.
Leia mais:
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
De acordo com estatística do Ministério da Justiça, em 2005 Curitiba apresentou uma taxa de homicídio de 38,1% por 100 mil habitantes. E por isso, faz parte das 11 regiões metropolitanas prioritárias do Programa.