A Prefeitura de Curitiba limpou nesta semana pichações em monumentos da praça Dezenove de Dezembro, também conhecida como praça do Homem Nu, no Centro da cidade. A praça também recebeu outras manutenções como troca de flores e melhorias nos canteiros. O chafariz da praça Espanha, no Bigorrilho, e a Fonte de Jerusalém, no Seminário também foram limpas.
Na praça Dezenove de Dezembro, a limpeza foi feita para retirar as pichações dos monumentos. A praça abriga um painel com obras dos artistas Poty Lazzaroto e Erbo Stenzel, um obelisco de pedra e as estátuas gigantes em granito de um homem e de uma mulher. A Guarda Municipal reforçou a segurança da praça para evitar atos de vandalismo no local.
"São praças e espaços turísticos importantes da cidade, que recebem manutenção constante. O que fizemos neste início de ano foi intensificar um pouco mais a limpeza", diz o superintendente de Obras e Serviços da Secretaria do Meio Ambiente, Paulinho Dalmaz.
Leia mais:
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Na limpeza da Fonte de Jerusalém, também conhecida como Fonte dos Anjos, no cruzamento das avenidas Arthur Bernardes e Sete de Setembro, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente usou um caminhão munk - veículo com haste usado em serviços em altura -, para que os funcionários alcancem o todo do monumento, que tem 14,5 metros de altura.
O chafariz da praça Espanha também passou por uma limpeza geral antes da pintura que será feita. Depois que receber a nova pintura, o chafariz será desligado até a tinta secar. Na praça Espanha, a Secretaria também podou as árvores e os arbustos, deixando o ambiente mais iluminado. Os canteiros foram recuperados com gramas e novas flores.
As informações são da Prefeitura de Curitiba.