Os postos do Instituto de Identificação de Curitiba, Londrina e Cascavel já estão emitindo carteiras de identidade digitais em até 48 horas. de acordo com o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, o sistema está todo informatizado e as carteiras serão todas digitalizadas. "Isto diminui em muito o tempo de emissão do documento e, principalmente, melhora a segurança do Estado já que dificultará as falsificações", explicou Delazari.
A expectativa do secretário da Segurança é que Foz do Iguaçu e Maringá iniciem a emissão das novas carteiras a partir de janeiro de 2008. "Com a chegada do novo modelo de carteiras de identidade nestas duas cidades, quase 50% da população paranaense já estará tendo acesso à nova tecnologia. Espero que até o final de 2008, a população do Paraná inteiro tenha acesso a ela", informou Delazari.
Com investimentos de mais de R$ 9 milhões, a modernização do Instituto cria, além do modelo da nova cédula de identidade, um banco de dados atual e digitalizado que permitirá, entre outras coisas, a identificação de criminosos a partir de informações colhidas no local do crime.
Leia mais:
Prefeitura de Apucarana faz limpeza em escolas atingidas pela chuva
Pé-de-Meia: 135,3 mil estudantes são beneficiados no Paraná
Assembleia Legislativa recebe oito mil sugestões de paranaenses para orçamento
Inmet emite alerta de tempestade que inclui Paraná até quarta-feira
A nova carteira não é e nem poderá ser plastificada pelo usuário. No documento, a digital, a fotografia e a assinatura serão digitalizadas e impressas. O número do Registro Geral (RG) também está impresso na frente do documento e não apenas no verso. Vários outros sistemas de segurança como marca d´água, impressão de microletras, código de barras servirão para o reconhecimento da legitimidade do documento.
Segundo a Agência estadula de Notícias, outra novidade para a população é a diminuição do prazo de recebimento da carteira. A partir de feito o requerimento no posto do Instituto a pessoa receberá seu documento no prazo de dois dias em Curitiba e de até cinco dias úteis em Londrina e Cascavel. Todos os documentos, que antes eram feitos no próprio Instituto, agora irão digitalmente para a Celepar que será a responsável pela impressão das novas carteiras.