Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Licitação

Curitiba recebe propostas para Linha Azul do metrô

Redação Bonde
30 jan 2008 às 08:44

Compartilhar notícia

Prefeitura recebe propostas de três empresas que participam da licitação da linha azul do metrô - Divulgação/SMCS
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Prefeitura de Curitiba recebeu nesta ontem (29), no auditório do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), as propostas de três empresas que participarão da licitação para contratação dos projetos de engenharia e elaboração do estudo e do relatório de impacto ambiental para implantar a Linha Azul do trem metropolitano (metrô) de Curitiba, no trajeto Santa Cândida – CIC Sul.

Os consórcios Novo Modal e SEP disputarão o lote 1, para estudos e projetos de engenharia. A Ecossistemas Consultoria Ambiental foi a única a apresentar proposta para o lote 2, que consiste no estudo e o respectivo relatório de impacto ambiental (EIA/RIMA). Para o lote 1, o preço máximo estabelecido pela licitação é de R$ 2.337.000,00. Para o lote 2, o preço máximo é de R$ 370.000,00.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"O metrô não é um projeto de curto prazo, mas o Poder Público precisa fazer o planejamento das necessidades futuras da cidade, atendendo à crescente demanda de passageiros e às novas tecnologias, que aumentem a segurança e o bem-estar dos usuários e a eficiência do transporte", afirma o prefeito Beto Richa.

Leia mais:

Imagem de destaque
PR-445 e PR-323

Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo

Imagem de destaque
Avaliação seriada

UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo

Imagem de destaque
Maior felino das Américas

Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada

Imagem de destaque
Bloqueio total do tráfego

BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto


A Comissão Especial de Licitação deve publicar até o dia 12 de fevereiro o resultado da avaliação da documentação de habilitação das empresas concorrentes. Na segunda etapa será avaliada a qualificação técnica das empresas e, em seguida, a proposta de preço. "Esperamos concluir a licitação em até 45 dias, para assinar a ordem de serviço ainda em março e, até agosto, entregar a documentação aos ministérios das Cidades e do Planejamento, Orçamento e Gestão, para colocar o projeto no Orçamento da União para 2008", afirmou Augusto Canto Neto, presidente do Ippuc.

Publicidade


O instituto coordena a licitação do metrô em conjunto com a Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), empresa municipal que gerencia o transporte coletivo da cidade. A Comissão Especial de Licitação é formada por representantes do Ippuc, da Urbs, das secretarias municipais de Obras Públicas, Meio Ambiente, Finanças e de Governo. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), empresa do governo federal financiadora do projeto, acompanha o processo.


O consórcio que vencer a licitação para os estudos e projetos de engenharia terá 180 dias para apresentar o projeto e outros 90 dias para realização de audiências públicas. Nas audiências, os estudos e projetos serão apresentados à população. Em decorrência dos encontros com a comunidade, poderão ser feitos ajustes nos estudos.

Publicidade


O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (Rima) também está dividido em duas etapas: 150 dias para apresentação do Rima e 90 dias para discussões com a comunidade. Faz parte do processo de estudos da nova linha do metrô, ainda, a pesquisa de embarque e desembarque, já licitada, que estudará o comportamento dos usuários do transporte ao longo do trecho de 22 quilômetros.


O presidente do Ippuc, Augusto Canto Neto, explica que é preciso pensar em um veículo de maior capacidade, capaz de transportar os 420 mil passageiros que usam hoje o eixo norte–sul de transporte. Esse trajeto tem 61 cruzamentos semaforizados com tráfego elevado, especialmente na área central. Pela linha circulam 86 ônibus biarticulados, que rodam 16.046 quilômetros por dia, o equivalente a 5 milhões de litros de óleo diesel por ano.


Com a implantação do metrô no subsolo, a área hoje ocupada pelas canaletas será transformada em áreas para pedestres e ciclistas.

As informações são da Prefeitura de Curitiba.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo