O sistema de cobrança de tarifas dos ônibus que circulam na Região Metropolitana de Curitiba deve sofrer alterações até 2004. De acordo com o prefeito Cassio Taniguchi (PFL), o atual sistema prejudica os moradores de Curitiba, que acabam subsidiando as passagens dos moradores das cidades que circundam a capital.
Segundo o prefeito, o fim da tarifa única, que atualmente custa R$ 1,40, deve ocorrer devido ao aumento do raio coberto pelas empresas transportadoras. Como as empresas são remuneradas por quilômetro quadrado, um passageiro que paga apenas uma tarifa para se deslocar do centro da cidade até a periferia da região metropolitana estaria trazendo prejuízo à prefeitura.
A idéia e implantar três anéis tarifários. Cassio sinalizou com a redução da tarifa para os moradores do anel central, que seria composto por Curitiba e os oito municípios mais próximos da capital. Pela proposta, quem quiser se deslocar de localidades mais distantes terá que pagar de acordo com a distância percorrida do ponto de origem até o destino final, como ocorre na maioria das capitais européias.