A Prefeitura de Curitiba está implantando mais 30 quilômetros de ciclovias em diversos bairros da cidade. A maior obra está na Linha verde, avenida em construção na antiga BR 116, que está recebendo 10 quilômetros de ciclovias entre o Pinheirinho e o Jardim Botânico. Há ciclovias em construção nos binários Brasília e Mário Tourinho e estão previstas vias para bicicletas também nos novos binários da PUC e São Pedro, na avenida Marechal Floriano e na Juscelino Kubitschek, que entrarão em obras nos próximos meses.
Na quarta-feira (10), durante audiência pública com moradores do Xaxim, o prefeito Beto Richa anunciou a revitalização da rua Waldemar Loureiro de Campos, que terá 2,5 quilômetros de ciclovias. "Um dos princípios de nossa administração é o incentivo a meios alternativos de transporte e a bicicleta é econômica, saudável e não poluente", afirma o prefeito Beto Richa.
Os 30 quilômetros em construção não incluem os 105 quilômetros de ciclovias compartilhadas - permitem o trânsito simultâneo de pedestres e ciclistas - construídas desde 2005. Curitiba tem a maior rede de vias exclusivas para bicicletas no Brasil - 122 quilômetros. é a metade de toda a malha de ciclovias existente no Brasil, segundo o Ministério dos Transportes.
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Em setembro, a prefeitura criou um grupo de trabalho para estudar alternativas de mobilidade urbana e melhorias no trânsito da cidade. Entre as alternativas em estudo estão aumento na rede de ciclovias na cidade, novos bicicletários e criação de ciclofaixas, que permitem que carros e ciclistas compartilhem as ruas.