O prefeito Beto Richa e o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, Augusto Canto Neto, abrirão na segunda-feira (5), às 17h15, no auditório do Ippuc, o "2º Curso Internacional em Práticas de Gestão Urbana" que reunirá em Curitiba, até 30 de novembro, gestores urbanos da América Latina, África e Ásia.
Participarão gestores de 14 paises: Brasil, El Salvador, São Tomé e Príncipe, Cuba, Costa Rica, México, Cabo Verde, Argentina, Colômbia, Moçambique, Equador, Bolívia, Panamá e Guatemala. O curso, sob coordenação técnica do Ipuc, faz parte do Programa de Treinamento para Terceiros Países da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), com apoio da Agência Brasileira de Cooperação.
Para Canto Neto, o convite feito às universidades como UFPR, PUC, Unicenp e Tuiuti, a seus departamentos de engenharia, arquitetura e urbanismo representa interação ainda maior entre o IPPUC e participantes estrangeiros na discussão de temas como mobilidade e transporte. "Esse curso em âmbito internacional resulta da tradição de cooperação técnica entre os governos brasileiro e japonês, bem como do interesse de ambos países em atuar de forma efetiva para redução das disparidades regionais existentes em realidades urbanas da América Latina e em países da África e Ásia de língua portuguesa", afirma Canto Neto .
Leia mais:
MPPR denuncia técnico de enfermagem suspeito de abuso sexual contra paciente
Cambé promove mutirão de limpeza contra a dengue na região do Novo Bandeirantes neste sábado
Zezé di Camargo e Luciano, Sorriso Maroto e Gustavo Mioto estão entre as atrações do Verão Maior Paraná
IAT orienta sobre cuidados com filhotes de aves encontrados fora do ninho
Segundo a coordenadora do curso, a arquiteta Rosane Amélia Santos Popp, o evento é uma oportunidade para intercambiar experiências entre os participantes dos países convidados e os técnicos locais e internacionais. "Prosseguimos na missão da Prefeitura, por meio do Ippuc e demais secretarias do Município, de disseminar e promover o debate de boas práticas de gestão urbana, contribuindo significativamente para o aperfeiçoamento de técnicos locais", afirma Rosane.