Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Número desproporcional

Decisão da Justiça obriga câmara municipal a exonerar 126 funcionários comissionados

Redação Bonde com MP-PR
11 mar 2016 às 19:24
Continua depois da publicidade

A Vara da Fazenda Pública do Foro Regional de São José Dos Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba) sentenciou a Câmara Municipal de Vereadores a demitir 126 funcionários comissionados. A decisão atende pedido da 1º Gabinete da 2ª Promotoria do Foro Regional de São José dos Pinhais, que, em ação civil pública, alertou para a enorme discrepância entre o número de servidores efetivos (apenas 16), em relação ao número de cargos em comissão (237, além de outros sete servidores cedidos pela prefeitura).

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

No primeiro semestre de 2015, o Juízo já havia concedido liminar para a exoneração dos servidores. Além do número discrepante de funcionários com cargos em comissão em relação aos efetivos, a Promotoria constatou que existia inconstitucionalidade no instrumento utilizado para a criação dos cargos, já que não havia descrição completa das funções e a remuneração não era estipulada por lei, afrontando o disposto no artigo 37 da Constituição Federal.

Continua depois da publicidade


Na sentença proferida pela Vara da Fazenda Pública de São José dos Pinhais são acatados todos os pedidos feitos pelo MP-PR, que, além de solicitar o desligamento de seis servidores comissionados em cada gabinete da Câmara de São José dos Pinhais (totalizando 126 cargos), requisitou também comedimento nas admissões até que sejam adequadas à lei os métodos de implantação de cargos, do quadro de funcionários e da remuneração.

A Câmara deverá ainda assegurar a devida proporcionalidade entre os cargos efetivos e comissionados, assim como providenciar a realização de concurso público para a nomeação dos cargos efetivos na Casa Legislativa.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade