Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Consumo consciente

Defesa Civil alerta para economia de água durante estiagem no Paraná

N.Com
15 set 2020 às 16:50
- istock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


A Defesa Civil do Paraná emitiu, nesta semana, um alerta para os paranaenses sobre a estiagem no Estado. Devido à falta de chuvas, o órgão pede que a população utilize água de forma racional e se atente às recomendações que ajudam a economizar esse bem finito e essencial para a vida.

Em Londrina, segundo a previsão do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), só devem ocorrer pancadas ou chuvas após o dia 27 de setembro, ou seja, daqui 12 dias. Até lá, as temperaturas continuarão com mínimas entre 12ºC e máximas de 32ºC. Além disso, o sistema de monitoramento lembra que a previsão de estiagem no Paraná seguirá até as chuvas de verão, que devem acontecer entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2021.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Entre as orientações da Defesa Civil estão ações que podem ser evitadas, como lavar as calçadas ou carros. Além disso, os paranaenses devem se atentar a outras medidas simples, que podem facilmente ser aplicadas no dia a dia, como manter a torneira fechada ao escovar os dentes, fazer a barba ou lavar a louça, além de tomar banhos curtos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Jorge Guaranho

Justiça nega pedido de prisão domiciliar de bolsonarista que matou petista no Paraná

Imagem de destaque
Por mais de 10 quilômetros

Departamento de Estradas de Rodagem abre edital para obra da duplicação da rodovia entre Arapongas e Sabáudia

Imagem de destaque
Danos

IAT aplica R$ 40,2 milhões em multas por danos ambientais no 1º trimestre de 2024

Imagem de destaque
Assista ao vídeo

FAB intercepta aeronave com cocaína em Londrina; piloto é preso no interior de SP


Somente com as primeiras atitudes é possível economizar entre 12 a 80 litros de água, de acordo com dados da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo). Já a Sanepar (Companhia de Saneamento Básico do Paraná) lembra que a cada 5 minutos com o chuveiro ligado vão para o ralo mais de 70 litros desse bem precioso. Por isso, se ensaboar com o chuveiro desligado pode garantir a reserva de 130 litros de água.

Publicidade


Outra atitude rápida e eficiente é verificar a regulagem da válvula da caixa de descarga do vaso sanitário. Ao esgotar ao máximo a água do sanitário é possível observar o nível e, assim, regular a válvula, para que encha um pouco menos a caixa da descarga. A Sanepar lembra que, caso a água volte ao nível em que se encontrava antes, será preciso verificar se há vazamento na mesma ou na caixa de descarga.


Os cuidados e a manutenção de possíveis vazamentos, seja em torneiras pingando ou no encanamento em geral, além de evitarem prejuízos e estragos no imóvel, economizam muita água. Utilizar a água das chuvas, com cisternas ou de outras formas, assim como reaproveitar a despejada pelas máquinas de lavar roupa também são boas ideias durante períodos de estiagem.


Alertas da Defesa Civil

Se você quiser receber alertas da Defesa Civil do Paraná basta cadastrar o número do celular, enviando uma mensagem (SMS), para o 40199, com seu CEP. Depois, a Defesa Civil responderá com uma mensagem de confirmação do seu cadastro. Assim, sempre que houver risco de mau tempo ou recados importantes, o órgão enviará gratuitamente uma mensagem.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade