A Defesa Civil do Paraná lança a partir desta segunda-feira (13) alertas de precaução contra eventos climáticos na TV fechada. As mensagens serão emitidas pelo Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cegerd) e alertam a população contra possíveis alagamentos, deslizamentos, enxurradas e tempestades. Paraná e Santa Catarina serão os primeiros estados do País a ofertarem esse serviço.
Atualmente, o serviço de alerta já é disponibilizado por mensagens enviadas a celulares para cidadãos cadastrados.
Segundo o capitão Anderson Gomes das Neves, coordenador do Cegerd, o intuito é aumentar a oferta de informações para a população e diminuir o risco de envolvimento em desastres ambientais. "Pretendemos qualificar essa informação para que as pessoas possam se prevenir e tomar medidas de emergência necessárias antes das ocorrências", afirmou.
Leia mais:
Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável
Procon-PR promove mutirão Renegocia na próxima semana para negociação de dívidas
Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo
Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná
Entre segunda-feira (13) e sexta-feira (17), das 18h30 às 20h30, as emissoras transmitirão mensagens avisando os espectadores do novo serviço disponibilizado pela Defesa Civil do Paraná. A partir do dia 17, esses alertas passam a ser perenes sempre que houver a possibilidade de evento climático mais significativo.
Parceria
O projeto foi desenvolvido pela Defesa Civil do Paraná e pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, em parceria com a Anatel e a Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom).
O monitoramento climático da Defesa Civil é feito em parceria com órgãos como o Simepar, Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. As informações do Estado são disponibilizadas em tempo real para órgãos municipais e o Corpo de Bombeiros.
SMS
A Defesa Civil do Paraná também disponibiliza alertas regionalizados para a população por meio do envio de mensagens instantâneas. O serviço foi disponibilizado em 2017 e já cadastrou 449.147 usuários.
Para cadastrar, basta enviar um SMS com o CEP para o número 40199. A Defesa Civil responde a mensagem com uma confirmação do cadastro e envia alertas periódicos sobre situações que requerem atenção redobrada da população.