O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) finalizou na terça-feira (16) a entrega dos últimos itens compactados para a empresa vencedora do leilão judicial de sucatas para reciclagem, que aconteceu em outubro do ano passado. O DER-PR é pioneiro neste tipo de leilão no país, que resolve um problema de saúde pública e ambiental ao dar fim a veículos apreendidos, removidos e acidentados em rodovias.
Este leilão atende à resolução 623 de 2016 do Denatran para remover veículos dos pátios de custódia em todo o Brasil e o Paraná sai na frente como o primeiro a realizar este leilão judicial de sucatas. O maior desafio deste tipo de leilão é organizar o edital para garantir que as empresas interessadas nestes itens tenham condições financeiras, legais e ambientais para tratar com responsabilidade o material que estão comprando.
As exigências foram tão rígidas que apenas duas empresas no Brasil foram habilitadas para participar do processo. "Esta modalidade de leilão, que envolve questões jurídicas, é algo pioneiro e atraiu a atenção de órgãos de estados vizinhos também interessados em fazer este tipo de processo", explicou Rogério Scariot, presidente da Comissão de Leilões do DER-PR.
Leia mais:
Nova lei elimina reteste e permite reagendamento gratuito de exames no Detran em 30 dias
Região Sul do Brasil tem previsão de tempestade para o final de semana
UEM divulga edital para a contratação de 65 professores por meio de teste seletivo
BR-376 em Sarandi será interditada para obra de novo viaduto no domingo
Os cinco lotes armazenados em Curitiba, Pato Branco, Ponta Grossa, Jacarezinho e Ibiporã foram leiloados por R$ 267,79 mil. Eram 682 itens entre automóveis, caminhões, motos e semirreboques, com peso total aproximado de 490 mil toneladas. Havia veículos de até 20 anos nestes pátios de custódia que o DER-PR utiliza.