Cerca de 800 despachantes registrados no Paraná participam nos próximos meses de curso de atualização de procedimentos e legislação. As aulas, ministradas em conjunto pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e pelo Sindicato dos Despachantes do Estado do Paraná (Sindepar), acontecem todos os fins de semana, até setembro, por região de atuação. A parceria surgiu das reuniões promovidas pelo Detran ao longo de 2011 com todos os agentes externos da autarquia.
De acordo com o diretor-geral do Departamento, Marcos Traad, o objetivo é reciclar conhecimentos e diminuir o número de erros nos processos abertos. "Com profissionais mais atualizados e capacitados, o número de processos indeferidos por erros de procedimento deve cair. Com isso, cai o volume de pedidos e documentos que devem ser analisados pelo Detran e fica mais rápido todo o serviço. Quem ganha é o usuário", afirma ele.
Entre as disciplinas estão legislação penal, civil, constitucional e administrativa, voltadas para o dia a dia dos despachantes, código de procedimentos, fundamentos e processos de vistoria, métodos de identificação, e vistoria em veículos nacionais e importados.
Leia mais:
Prefeitura de Rolândia alerta população sobre golpe do 'falso pedido de ajuda'
No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta
Pastor pede reconhecimento de vínculo trabalhista com igreja, mas Justiça do PR nega
Unespar aplica provas do vestibular neste domingo
"Muitos profissionais nunca tiveram a oportunidade de participar de um treinamento como este. É um momento importante para aprender coisas novas, trocar idéias e trazer sugestões. O Detran abre um espaço inédito de discussões e temos que aproveitar para buscar as melhorias necessárias", disse o presidente do Sindepar, Everton Calamucci.
Segundo o coordenador de veículos do Detran, Cicero Pereira da Silva, todas as sugestões para ajustes de sistemas e procedimentos devem ser estudadas. Algumas possibilidades para aprimorar, facilitar e tornar o sistema utilizado mais seguro para o usuário já estão em análise.
CIDADES - O primeiro grupo que participou da aulas reuniu despachantes de Londrina e região. Profissionais como Gerson Ferro, de Ivaiporã, que atua na área desde 1983, aprovaram a iniciativa, "Eu nunca tinha participado de um curso como este. É muito proveitoso e melhora nossa relação tanto com os clientes, como com o Detran e os demais despachantes", disse.
As próximas edições acontecem em Ponta Grossa (25 e 26/05), Curitiba (1 e 2/06), Pato Branco (15 e 16/06), Foz do Iguaçu ( 22 e 23/06), Maringá (29 e 30/06), Cascavel (6 e 7/07), Guarapuava (13 e 14/07), Umuarama (20 e 21/07), Wenceslau Braz (27 e 28/07), Curitiba (3 e 4/08), Caiobá (24 e 25/08), Londrina (24 e 25/08) e novamente em Curitiba (14 e 15/09).