O nível das águas do Rio Iraí, um dos mais importantes formadores do Rio Iguaçu, está mais baixo e as algas tomaram conta do rio na altura da Vila Maria Antonienta, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Parte da água que corria no rio foi desviada para o Canal Extravasor, obra tocada pela Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa) para reduzir o impacto de cheias.
A medida gerou protesto entre os ambientalistas da região, que ameaçam entrar com uma ação civil pública para embargar a obra, que está na segunda fase. As discussões sobre as obras do canal iniciaram em 1991, mas sempre foram muito tumultuadas. Nenhum tipo de estudo de impacto ambiental teria sido apresentado, acusam os ambientalistas. Futuramente, a obra pode alterar as características originais do rio, agravar a poluição com esgotos lançados pelos moradores da ocupação irregular na beira do canal, e comprometer ainda mais a qualidade da água captada para consumo humano.
O Canal Extravasor desviou o leito natural do Iraí, que foi completamente aberto nesta sexta-feira nas margens de uma rua de terra batida que atravessa uma das maiores favelas da Região Metropolitana de Curitiba: Guarituba, com cerca de 15 mil famílias. O canal não tem mata ciliar e desemboca no Rio Atuba, no marco zero da Bacia do Alto Iguaçu. Na beira do canal, famílias já começam a pescar.
Leia mais:
Com desconto ofertado de 26,60%, CCR arremata Lote 3 do pedágio do Paraná
Prêmio Queijos do Paraná está com inscrições abertas
Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
A Suderhsa deve mandar uma equipe de técnicos neste final de semana ou no máximo na segunda-feira para averiguar como está a situação do Rio Iraí. O diretor de Engenharia da Suderhsa, José Luiz Scroccaro, garantiu que será feita uma limpeza para retirar as algas que, segundo, ele estavam no fundo do rio.
*Leia mais na edição deste sábado da Folha de Londrina
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.