A partir da próxima terça-feira (24), entra em operação a nova configuração do desvio de trânsito montado na trincheira da Avenida Winston Churchill, no bairro Pinheirinho, em Curitiba. A pre4feitura da cidade informou que, atendendo aos pedidos dos comerciantes da região, irá desativar o semáforo, implantado na confluência da Linha Verde Sul (BR-476) com a Rua Mário Gomes Cézar, e deslocá-lo para a altura da Rua Engenheiro João Bley Filho, alguns metros antes.
Assim, o motorista que pega o desvio na Rua Izaac Ferreira da Cruz dever seguir até a Rua Eng. João Bley Filho, por onde poderá cruzar a Linha Verde e seguir pela Avenida Winston Churchill ou André Ferreira Barbosa. A travessia será feita por meio de uma passagem (correção geométrica) feita na pista da Linha Verde, onde será instalado o semáforo.
A região será sinalizada com placas e os agentes da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) irão orientar os motoristas nos primeiros dias de operação do novo desvio.
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
O bloqueio na trincheira foi implantado no início de agosto. Ainda de acordo com o poder público municipal, ele é necessário devido à retomada das obras da Linha Verde Sul, que estavam paralisadas desde o ano passado. Estão em execução serviços num trecho de 1,7 quilômetro, entre o Pinheirinho e a CIC Sul. Quando concluída, a via terá duplicada sua capacidade de tráfego, com dez pistas, incluindo uma canaleta exclusiva para ônibus.
A prefeitura pediu a colaboração dos motoristas que são obrigados a transitar na região. "Esta obra da trincheira deve estar pronta apenas em janeiro. Pedimos paciência para as pessoas porque é uma obra que esteve paralisada e tínhamos que retomá-la, pois havia risco de acidentes e ela é muito importante para a cidade", diz o secretário municipal de Obras Públicas, Sérgio Antoniasse.
Ônibus - As obras de alargamento da trincheira sobre a Avenida Winston Churchill também alteraram a rota de 41 linhas de ônibus que passam pela região, com a desativação da estação tubo Winston Churchill e de três pontos de ônibus, nas ruas Engenheiro Bley, Hélio Dirceu Woitikiw e João Bochnia. Além dos ônibus expresso Circular Sul; Sítio Cercado/Capão Raso; e Portão/Sitio Cercado, o desvio também vai alterar a rota dos Ligeirinhos Curitiba/Fazenda Rio Grande; Sitio Cercado; e Sítio Cercado/Capão Raso, e de linhas alimentadoras e metropolitanas que passam sob o viaduto pela Winston Churchill.