O Departamento de Trânsito do Paraná inaugurou nesta semana o programa Conexão Detran, uma série de vídeos voltados especialmente para o ambiente online que já está disponível no site da autarquia e reúne temas como direção defensiva, motociclistas, equipamentos de segurança para transporte de crianças e os perigos de dirigir embriagado.
O site do departamento recebe, em média, 2 milhões de visitas todos os meses. Em 2013, foram mais de 23,7 milhões de acessos registrados. Além do site, o programa em breve estará disponível no canal do Detran no Youtube (Detran PR) e no Facebook (www.facebook.com/DetranPR).
TEMAS - Os primeiros vídeos do Conexão Detran abordam os chamados grupos de risco no trânsito. Falam aos motociclistas, por exemplo, que estão envolvidos em cerca de 70% dos acidentes registrados no Brasil. "A diferença é que o motociclista está numa posição bem mais frágil que o condutor de um carro. Os acidentes com motos costumam ser mais graves", explica o programa.
Leia mais:
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
No vídeo sobre como transportar crianças, o foco foi o uso dos equipamentos de segurança. "Crianças de zero até um ano, ou peso até 13 quilos, devem usar o Bebê Conforto. Crianças de um até quatro anos de idade vão nas Cadeiras de Segurança e crianças com peso de 18 até 36 quilos devem ser transportadas nos Assentos de Elevação", diz o vídeo.
Para falar sobre direção defensiva o programa faz um convite e chama o motorista para fazer o simulado de conhecimentos teóricos do Detran. A ferramenta, muito usada por candidatos à primeira habilitação, está disponível em www.simulado.detran.pr.gov.br e é uma boa forma de testar até mesmo os motoristas mais experientes.
Por fim, no programa sobre os perigos de beber e dirigir, a palavra de um especialista: "O risco de morte nas primeiras 24 horas depois de um acidente é maior para feridos que ingeriram bebida alcoólica. O álcool é um forte depressor do Sistema Nervoso Central. Por isso, quem bebe e pega o volante tem os reflexos prejudicados, reage de forma lenta e perde a noção de distância", alerta o médico Dirceu Antônio Silveira.