Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Agilizar processos

Detran facilita processo do primeiro emplacamento nos despachantes

AEN - PR
17 jun 2017 às 10:11
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os despachantes credenciados ao Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) poderão finalizar processos de primeiro emplacamento e, assim, agilizar o atendimento aos usuários. O projeto que está em fase de testes diminui etapas e reduz o tempo de entrega dos documentos.

"Essa mudança só é possível graças ao trabalho conjunto que temos realizado junto com os empresários. Os despachantes fazem quase 80% dos processos de veículos abertos no Estado, mas toda finalização é feita no Detran. Nossa intenção é facilitar esse trabalho e usar sistemas digitais para melhorar esta integração", explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Hoje, para fazer o primeiro emplacamento de um veículo é preciso que o despachante faça a vistoria, emita o processo, receba a confirmação do pagamento das taxas, entregue a documentação ao Detran, aguarde a finalização para, então, retirar o documento pronto na unidade do Departamento.

Leia mais:

Imagem de destaque
Avicultura

Em liderança folgada, Paraná abate 34% dos frangos no Brasil

Imagem de destaque
1,9 mil produtos avaliados

Produtores do Paraná são destaque no Mundial do Queijo com 55 premiações

Imagem de destaque
Edição 2024

Expoingá chega aos 50 anos e quer movimentar mais de R$ 600 milhões

Imagem de destaque
Jorge Guaranho

Justiça suspende julgamento de bolsonarista acusado de matar petista em Foz


Com a alteração, o despachante fará a vistoria e emitirá o processo. Com as guias pagas, ele mesmo finaliza e, assim, poderá entregar os pedidos em lotes no Detran e retirar o documento pronto no dia seguinte. "O Detran continua fazendo toda a verificação e as auditorias, comparando o que chega pelo sistema digital e em papel. A segurança para o usuário será a mesma", completa Traad.


Os testes já acontecem e todos os delegados regionais do Sindicato dos Despachantes do Estado participaram de treinamento. "Faremos o curso pelo sistema de videoconferência do Detran e a intenção é receber as críticas e sugestões para fazermos os ajustes necessários e oferecer um serviço de qualidade, com ainda mais eficiência", conta o presidente do Sindicato dos Despachantes do Estado do Paraná, Everton Calamucci.

Quem já usou o novo sistema, aprovou. "Durante o período de testes percebemos o quanto essa nova opção irá facilitar o nosso dia a dia. O nosso trabalho é mais ágil e melhora muito para o cliente. Eu entreguei processos no Detran às 16h30 e no dia seguinte, às 9h, estava com o documento em mãos", conta o Hélcio José De Góis.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade