s obras de duplicação da BR-376 - a Rodovia do Café - entraram na fase final de pavimentação no município de Ortigueira. As equipes executam serviços no novo asfalto, entre os quilômetros 354 e 349. A maior parte do trecho recebe pavimentação, enquanto outros em etapa mais adiantada são sinalizados.
Além da duplicação da pista, serão construídas uma trincheira próxima à comunidade indígena de Queimadas e um novo viaduto, cujo desvio para o início das obras no local foi iniciado em janeiro.
As obras, realizadas pela Concessionária CCR Rodonorte, são acompanhadas por técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR), que define as prioridades do pacote de duplicação, previsto para ser entregue na totalidade em 2020.
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"Com o diálogo aberto entre a concessionária, o Governo do Estado e as prefeituras, as obras estão avançando nessa importante rodovia, que tem papel fundamental para a economia do Paraná. São melhorias que garantem mais segurança e agilidade na estrada", diz o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, José Richa Filho.
Para o empresário Cláudio Jarmes de Lima, dono de uma imobiliária em Ortigueira, as obras representam um avanço na economia da região. "Não tem nem o que comparar. Há 40 anos eu moro aqui e lembro quando vendia porco. A estrada era muito ruim. O caminhão quebrava e a gente só ia conseguir sair dali no outro dia, perdendo a entrega. Hoje está muito bom", relembra.
Imbaú
Além da duplicação em Ortigueira, um novo trecho da duplicação da BR-376 está em execução em Imbaú. Serão seis quilômetros de duplicação, entre os quilômetros 388 e 382. Em alguns pontos, a primeira camada do pavimento está sendo aplicada e, em outros, a terraplanagem é finalizada.
Também já foram iniciados os trabalhos para a construção de um novo viaduto sobre a Rodovia do Papel (PR-160), no quilômetro 386. Outra etapa prevista é a construção de um viaduto na altura do quilômetro 384, ligando duas partes do município.
Outros trechos
As obras avançam em outros dois trechos. Em Tibagi, no distrito de Alto Amparo, são detonadas rochas no paredão ao lado da pista, entre os quilômetros 440 e 438. As detonações devem seguir por mais três meses. Entre Apucarana e Califórnia, no Norte do Estado, o novo entroncamento está na etapa final. Também avançam os trabalhos de construção de um novo viaduto de acesso ao aeroporto, no quilômetro. 249.
Desde o ano passado, 21 quilômetros de duplicação na Rodovia do Café já foram entregues. As obras beneficiam cerca de 500 mil moradores da região Norte e dos Campos Gerais. No total, estão previstos investimentos da ordem de R$ 1 bilhão.