Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Lei sancionada

Edifícios públicos terão que fazer uso racional da água

Redação Bonde
28 nov 2007 às 18:08

Compartilhar notícia

Projeto prevê a utilização das águas da chuva e a reutilização de águas já usadas - SECS
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O governador Roberto Requião sancionou nesta quarta-feira (28) a lei que cria o Programa de Conservação e Uso Racional da Água nos edifícios públicos do Paraná. O projeto - de autoria dos deputados Tadeu Veneri (PT), Luiz Eduardo Cheida (PMDB) e Rosane Ferreira (PV) - foi aprovado em setembro pela Assembléia Legislativa.

O projeto prevê, além de medidas de economia de água, a utilização das águas da chuva e a reutilização de águas já usadas. Para isso, o governo estadual deverá dar prioridade a edifícios já adequados para o fim de servir aos órgãos estaduais. O deputado Veneri acredita que isso funcionará "como um indutor para os construtores privados que adequarão seus imóveis, pois terão mais chances de locá-los ao Poder Público Estadual".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As águas da chuva captadas deverão ser utilizadas sempre que não se exigir o uso de água tratada (como nas hortas e jardins, na lavagem de roupas, veículos, vidros, calçadas e pisos), enquanto as águas já usadas nos tanques, máquinas de lavar e chuveiros serão destinadas às descargas dos vasos sanitários.

Leia mais:

Imagem de destaque
7,84 milhões de litros por segundo

Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda

Imagem de destaque
Com apoio do Estado

Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025

Imagem de destaque
Cinquenta anos de pena

Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio

Imagem de destaque
Superando média histórica

Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná


Em se tratando do combate ao desperdício, o projeto prevê campanhas educativas, palestras e tratamento do tema nas aulas da rede pública estadual de ensino.

Publicidade


Fórum – O deputado Cheida - presidente da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente - está participando, em Florianópolis, da Eco Power Conference - Fórum Internacional de Energia Renovável e Sustentatibilidade.


"A intenção é trazer experiências discutidas no mundo e que possam ser trabalhadas como projetos de lei que ajudem o Paraná. O Brasil acaba de bater seu recorde histórico de consumo de energia e produção de gases de efeito estufa, portanto é vital partirmos para fontes de energia limpa", aponta Cheida.


Para o deputado, qualquer processo de reciclagem, reaproveitamento e redução de consumo deve ser apoiado. Em 1996, Cheida foi premiado pela ONU pelo pioneirismo no uso de entulho na construção civil para a edificação de moradias populares.

Entre os temas incluídos no Fórum Internacional, está a tecnologia do hidrogênio, célula a combustível, hidroeletricidade, biocombustíveis, energia nuclear, solar e eólica.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo