Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Na região de Londrina

Educação retira leite investigado da merenda escolar

Rafael Fantin - Redação Bonde
24 mai 2013 às 18:48

Compartilhar notícia

- MP-RS
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria Estadual de Educação (Seed) suspendeu a distribuição do produto da Cooperativa Central de Captação de Leite - Coopleite nas escolas que fazem parte do Núcleo Regional de Ensino de Londrina por causa das investigações do Ministério Público do Rio Grande do Sul. A operação Leite Compen$ado apura a adulteração de leite com adição de água, ureia e formol. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Seed no final da tarde desta sexta-feira (24).

A Coopleite é afiliada da Cooperativa Central Agro-Industria, a Confepar, e realiza a captação de leite no Rio Grande do Sul. O produto será retirado da merenda escolar até que se tenha o resultado das análises solicitadas à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Estado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"A posição da Secretaria Estadual de Educação sobre a distribuição do leite da Coopleite é de suspender a entrega até que se tenha os resultados das análises solicitadas à Secretaria Estadual de Saúde, e em caso de resultados positivos, tomar as medidas cabíveis", declarou em nota enviada ao Portal Bonde.

Leia mais:

Imagem de destaque
PR-445 e PR-323

Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo

Imagem de destaque
Avaliação seriada

UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo

Imagem de destaque
Maior felino das Américas

Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada

Imagem de destaque
Bloqueio total do tráfego

BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto


A Coopleite venceu a chamamento público 001/2012 para distribuição de leite e derivados para atender o Núcleo Regional de Ensino de Londrina durante 2013, ao lado da Associação Regional de Produtores de Leite (Munhoz da Rocha) e da Cooperativa Comercial e Reforma Agrária União Camponesa (Arapongas).

Publicidade


A licitação da merenda escolar no Paraná foi homologada no final de janeiro pelo governador Beto Richa (PSDB) e previa o pagamento de R$ 1.065.903,00 à Coopleite pelo serviço prestado até o dia 29 de novembro deste ano.


A Seed também confirmou que a Coopleite foi a única cooperativa a realizar a distribuição de leite nas escolas estaduais da região de Londrina durante o ano passado, "tendo em vista que cumpriu toda a exigência documental legal prevista em edital." Por integrar a merenda escolar em 2012, a Coopleite recebeu R$ 2.167.312,35, conforme o resultado do chamamento público 02/2011. O Núcleo Regional atende 70 escolas em Londrina e 55 estabelecimentos em 19 cidades.

Publicidade


A reportagem procurou a Confepar, que preferiu não se manifestar sobre o assunto. Em nota enviada à imprensa na última quarta-feira (22), a Confepar justifica que a Coopleite "recebeu o memorando do Ministério da Agricultura e, de imediato, intensificou as análises e controles do produto recebido com processos ainda mais criteriosos, que não apontaram nenhum problema ou irregularidade."


Licitação é investigada pelo MP no Paraná

Publicidade


O Ministério Público do Paraná (MP) instaurou em janeiro um inquérito para investigar a participação da Coopleite no edital de chamamento público 02/2011, que teve o objetivo de selecionar cooperativas para fornecimento de itens para merenda escolar em 2012.


O Centro de Direitos Humanos (CDH) de Londrina, autor da denúncia, alega que a vencedora não atendeu os requisitos previstos pela lei 11.947/2009, citada no edital, que prevê a aquisição pela rede pública de ensino de gêneros alimentícios produzidos em "âmbito local" pela agricultura familiar, por pequenos empreendedores rurais, indígenas ou remanescentes de quilombos.

A Coopleite venceu a a Cooperativa de Comercialização e Reforma Agrária União Camponesa (Copran) no certame para fornecimento de leite – grupo 4. De acordo com o MP, a 3ª Promotoria do Patrimônio Público do Paraná ainda não concluiu as investigações.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo