Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em Curitiba

Eleição para Conselho Tutelar tem 2 candidatos por vaga

Mariana Franco Ramos - Redação Bonde
20 nov 2012 às 10:59

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A eleição para a gestão 2013/2015 do Conselho Tutelar de Curitiba, que acontece no próximo domingo (25), das 8 às 17h, tem uma média de pouco mais de dois candidatos por vaga. Segundo o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comtiba), órgão paritário responsável pela organização do pleito, 91 concorrentes disputam os 45 cargos disponíveis, cinco para cada uma das nove regionais da cidade. O número é menor do que o registrado em 2009, quando 97 candidatos concorreram às mesmas 45 vagas.

Qualquer pessoa com mais de 16 anos e que possua título de eleitor no município pode votar. Para isso, basta comparecer à sessão eleitoral da região onde fica localizada sua zona eleitoral levando consigo o título de eleitor e um documento oficial com foto. O voto é direto, secreto e facultativo. As listas dos candidatos e dos locais de votação estão disponíveis na página da Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Participação - De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), 1,17 milhões de eleitores estavam aptos a votar nas eleições municipais de outubro. No último pleito para conselheiro tutelar, em 2009, a participação foi de 26 mil votantes. Ou seja, caso a frequência daquele ano se repita, no domingo apenas 2,2% dos eleitores da cidade irão às urnas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em mata fechada

Tamanduá encontrado em cima de árvore é devolvido à natureza na região de Campo Mourão

Imagem de destaque
'Agente' Filó

Policiais adotam cachorrinha que 'pediu ajuda' para salvar seus filhotes

Imagem de destaque
Danos morais

Funcionário de loja de Umuarama recebe indenização por sofrer racismo e homofobia

Imagem de destaque
Sem mortes

Boletim semanal da dengue confirma 253 novos casos da doença no Paraná


O procurador de justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos (CAOPDH) do Ministério Público, explica que o Conselho Tutelar tem a incumbência de fiscalizar o funcionamento de todo o Sistema de Garantia de Direitos da Infância e Adolescência e, ao mesmo tempo, de fazer o atendimento direto dos meninos e meninas em situação de risco pessoal e familiar. "Os poderes do conselheiro tutelar são assemelhados ao do juiz da infância e juventude. São pessoas da comunidade, escolhidas pela comunidade, que devem atender, sem demora, de forma desburocratizada, situações emergenciais. A ideia de criação do Conselho foi essa".

Publicidade


Segundo ele, os meios de comunicação, os governos e a sociedade em geral deveriam divulgar mais as atribuições do Conselho Tutelar. "Assim, identificada a importância do Conselho", a participação [dos eleitores na eleição], será maior".


A votação de domingo acontecerá em cédulas de papel. A previsão é que o resultado saia em até dois dias. No entanto, haverá ainda um prazo de mais um mês para análise de impugnações e interposição de recursos.


Mudanças – A Lei 12.696/12, sancionada em julho deste ano, prevê uma série de mudanças no processo de escolha dos conselheiros tutelares. As alterações serão válidas, porém, apenas a partir de 2015.

Entre as novidades estão a realização de um processo unificado em todo o país, sempre no ano seguinte ao do pleito presidencial, e a ampliação do mandato dos atuais três para quatro anos. Os conselheiros também passarão a receber direitos trabalhistas, como 13.° salário e férias.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo