Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Setembro chove?

Escassez de água na Grande Curitiba é a maior da história

Redação Bonde com AEN
04 set 2020 às 18:28
- Sanepar
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A falta de chuvas na Região Metropolitana de Curitiba gerou um déficit de 618 milímetros, no período de junho de 2019 a agosto de 2020, em relação à média histórica. Esse saldo negativo é o maior dos últimos 22 anos, quando teve início a medição dos índices pluviométricos pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).


Essa escassez tem impacto direto no volume das barragens do Saic (Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana), que está em 34,59%, nesta sexta-feira (4), o que reforça a necessidade do rodízio no abastecimento e do uso racional da água.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Nos próximos meses, a previsão meteorológica sinaliza um cenário pouco animador para reduzir o déficit de chuva, segundo o Simepar. "Pelo que observamos, esta primavera deverá ser ligeiramente mais seca do que a média”, afirma o meteorologista da instituição Reinaldo Knaip. No período de setembro a dezembro, a média de chuvas em Curitiba é de 515,7 milímetros.

Leia mais:

Imagem de destaque
Preservação da mata atlântica

Ministério Público quer anular licença ambiental concedida a terminal de contêineres em Pontal do Paraná

Imagem de destaque
Reunião com 200 pessoas

Governo do Paraná e setor privado discutem propostas para o Plano Safra

Imagem de destaque
Tinham entre 18 e 36 anos

Três vítimas de desabamento de laje no litoral do Paraná são sepultadas

Imagem de destaque
Luto em live do Facebook

Repórter cobre acidente e se depara com a morte da própria filha em Faxinal


Portanto, mesmo que chova esse volume no próximo período, contrariando as previsões, ainda assim será necessário repor o déficit dos 618 mm para normalização do abastecimento da Região Metropolitana de Curitiba e interromper o rodízio, que vigora desde março.


"O consumo mensal de água na RMC equivale a chuvas de 100 milímetros. Mas não podemos esquecer nosso déficit. Por isso, é fundamental manter a meta de redução de 20% no consumo de água. É como pagar as contas. Mesmo que chova 100 mm, e dê para o gasto mensal, ainda continuamos no cheque especial”, compara o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade