Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
"Tuboteca"

Estação-tubo vira biblioteca nos 320 anos de Curitiba

Assessoria de Impresa da PMC
30 mar 2013 às 13:27

Compartilhar notícia

- Divulgação/PMC
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma estação-tubo da Praça Rui Barbosa foi a primeira a receber o projeto Tuboteca. Inaugurada pelo prefeito Gustavo Fruet, a Tuboteca é uma biblioteca na qual o usuário pode emprestar um livro, sem precisar fazer cadastro, e com a orientação de monitores para ajudar os leitores na escolha. Também participaram da inauguração o presidente da Fundação Cultural, Marcos Cordiolli, o presidente do Ippuc, Sérgio Póvoa Pires, e o presidente da URBS, Roberto Gregório da Silva Júnior. A data foi escolhida em comemoração aos 320 anos da cidade, que são marcados nesta sexta-feira (29).

O prefeito foi logo em direção ao livro "Trapo", de Cristóvão Tezza, dizendo ser uma de suas obras preferidas. E chamou as pessoas que se aglomeravam ao redor da estante: "Já pegaram seus livros? Vamos todos ler e devolver", disse Gustavo Fruet. De acordo com o prefeito, o objetivo do projeto é aproximar o cidadão dos equipamentos públicos e estabelece uma conexão com a cidade.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Cada Tuboteca terá capacidade para cerca de 150 livros que, num primeiro momento, privilegiam a literatura com romances, contos, poesia e literatura infanto-juvenil. "As pessoas têm total liberdade de escolha. Decidem qual livro querem ler e quando querem devolver, sem a necessidade de fazer ficha e sem qualquer burocracia. Esse exercício cria identidade e o cidadão percebe, de uma forma bonita, que a cidade é dele", finaliza Pires.

Leia mais:

Imagem de destaque
7,84 milhões de litros por segundo

Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda

Imagem de destaque
Com apoio do Estado

Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025

Imagem de destaque
Cinquenta anos de pena

Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio

Imagem de destaque
Superando média histórica

Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná


O próximo passo é arrecadar mais livros. "Começamos a receber muitos livros e, a partir de agora, damos início a uma forte campanha de doação, para que possamos ter muitas Tubotecas pela cidade e muita diversidade de títulos. Essa é uma ótima oportunidade para que as pessoas sintam o prazer de manusear livros", comentou o presidente da Fundação Cultural, Marcos Cordiolli.

O presidente da URBS, Roberto Gregório da Silva Júnior, destacou que há um reforço de segurança nas Tubotecas, com a instalação de câmeras de monitoramento. "Estamos com um grande projeto de implantação de cerca de 700 câmeras nos terminais de ônibus e nas estações-tubo, isso tranquiliza o cidadão e auxilia na operação do sistema", avalia Silva Júnior.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo