Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Aifu

Estado reformulará fiscalizações em bares e restaurante

AEN - Agência Estadual de Notícias
09 set 2012 às 15:03

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria de Estado da Segurança Pública promove esta semana uma reunião para definir as novas normas para fiscalização em estabelecimentos comerciais, como bares e restaurantes. As operações do gênero, hoje conhecidas como Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu), serão reorganizadas e orientadas por um manual de procedimentos, de forma a evitar constrangimento a donos e frequentadores dos locais fiscalizados.

Da reunião – cuja data ainda não está confirmada – participarão representantes de órgãos envolvidos nas fiscalizações, como Ministério Público do Paraná, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e prefeitura de Curitiba.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"A partir desta reunião vamos normatizar essa atividade de fiscalização para que não haja atuação em momentos inadequados, com grande número de pessoas nos estabelecimentos. É possível compatibilizar a necessária atuação do Estado na fiscalização com serenidade, equilíbrio e bom senso", afirma o secretário estadual da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ano letivo de 2025

Educação do Paraná prorroga prazo para matrículas e rematrículas na rede estadual

Imagem de destaque
Hospital de Curitiba

MPPR denuncia técnico de enfermagem suspeito de abuso sexual contra paciente

Imagem de destaque
Veja os bairros

Cambé promove mutirão de limpeza contra a dengue na região do Novo Bandeirantes neste sábado

Imagem de destaque
Com 33 shows gratuitos

Zezé di Camargo e Luciano, Sorriso Maroto e Gustavo Mioto estão entre as atrações do Verão Maior Paraná


Para marcar a nova orientação das operações, o nome Aifu deixará de ser utilizado. "Nós vamos redesenhar o grupo de fiscalização e controle e deixar de usar esse nome, que está estigmatizado e tem uma carga negativa", afirma Almeida Cesar.

Publicidade


O secretário destaca que a fiscalização fiscalização não deixará de ser feita, apenas será reorganizada. "É importante que a população reconheça a necessidade do trabalho de fiscalização e controle de bares e restaurantes, que garante que o cliente saiba que frequenta um local adequado a todas as normas exigidas. Uma ação como essa é feita em favor da população e do bom proprietário", destaca.


Almeida Cesar salienta que a Secretaria da Segurança Pública estabeleceu um canal de comunicação com representantes do setor fiscalizado, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes e da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas.

As ações de fiscalização a estabelecimentos comerciais verificam se o estabelecimento atende as exigências básicas de higiene, se possui alvará de funcionamento e outros laudos necessários para o regular funcionamento, por exemplo. Também são checadas denúncias e reclamações.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo