Nesta quinta-feira (23), a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos promove em Foz do Iguaçu, o Vidraço, evento que apresentará todo o ciclo do vidro, da produção à reciclagem. A proposta do encontro é discutir a utilização do material e reduzir o volume de vidro que é enviado diariamente aos aterros sanitários.
O procurador de Justiça Saint-Clair Honorato Santos, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias do Meio Ambiente, do Ministério Público do Paraná, defende a reutilização das embalagens de vidro íntegras, como alternativa à reciclagem tradicional, de trituração do vidro, que demandaria mais custo. O Vidraço é uma iniciativa do programa Desperdício Zero, da Sema, e conta com o apoio da Abividro e do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindihotéis) de Foz.
Segundo dados apresentados pela Secretaria, estima-se que o consumo mensal de vidro na cidade seja de 150 toneladas – no Paraná, o volume pode chegar até 5 mil toneladas por mês. Saint-Clair diz que o MP-PR tem indicado, em todas as reuniões sobre reciclagem e compostagem de resíduos que tem feito no interior do Estado, com as prefeituras, que os recipientes de vidro sejam armazenados, para que possam ser reutilizados. "Levamos em conta sempre que o vidro é o item mais importante da reutilização e que basta lavá-lo para usá-lo novamente", diz o procurador. O vidro é um material 100% reciclável.