Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Luto oficial de três dias

Ex-prefeito de Curitiba Ivo Arzua morre aos 87 anos

Redação Bonde com Mariana Franco Ramos
10 set 2012 às 09:04

Compartilhar notícia

O administrador e engenheiro civil Ivo Arzua, que morreu neste domingo - arquivo pessoal
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O ex-prefeito de Curitiba e ex-ministro da agricultura Ivo Arzua Pereira morreu na noite deste domingo (9), aos 87 anos. Ele sofreu um infarte fulminante quando estava na casa da família, na capital paranaense.

Prefeito entre 1962 e 1967, o administrador e engenheiro civil foi o criador do plano diretor da cidade e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Entre as suas realizações estão o alargamento da avenida Marechal Deodoro e a criação da vila de casas populares Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Arzua assumiu o Ministério da Agricultura em 1967, a convite do presidente Arthur da Costa e Silva, e permaneceu até 1969, com a posse do general Emilio Garrastazú Medici. Foi um dos 19 que assinou o Ato Institucional nº 5 (AI-5).

Leia mais:

Imagem de destaque
Maior felino das Américas

Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada

Imagem de destaque
Bloqueio total do tráfego

BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto

Imagem de destaque
Ano letivo de 2025

Educação do Paraná prorroga prazo para matrículas e rematrículas na rede estadual

Imagem de destaque
Hospital de Curitiba

MPPR denuncia técnico de enfermagem suspeito de abuso sexual contra paciente


Com o endurecimento do regime e das práticas de tortura, porém, declarou ter sido voto vencido na reunião do AI-5 e se mostrou favorável à convocação de uma Assembléia Constituinte, como mostra o livro "A Ditadura Envergonhada", do jornalista Elio Gaspari .

Publicidade


Ivo Arzua Pereira publicou oito livros sobre diferentes temas, entre eles "Com Licença , Senhor Candidato", de 1983, "A Epopéia das Misericórdias", de 1993, e "No Século XXI e no III Milênio, Há Que Continuar Semeando…", de 2001.


Natural de Palmeira, era casado com Maria Helena e deixa quatro filhos: Plínio Luiz, Regina Elisabeth, Sérgio Luiz e Elaine Maria, além de 11 netos e quatro bisnetos.


O atual prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), e o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), decretaram luto oficial por três dias. "Ivo Arzua deu início a algumas das grandes transformações que mudaram a fisionomia urbana da capital paranaense", disse Richa. "Foi um grande gestor e, como homem público, deixou um legado de austeridade, ética e transparência. Um modelo para nós", completou o governador.

O velório de Ivo Arzua ocorre no Cemitério Municipal de Curitiba e o sepultamento está marcado para as 17h no mesmo local.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo