Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Paraná

Ex-prefeito é multado por concurso público que aprovou parente de membros da comissão

Redação Bonde com TCE-PR
01 abr 2016 às 18:34

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) negou registro a parte das admissões resultantes do concurso público regido pelo Edital nº 128/2011, para a contratação de servidores efetivos em diversos cargos no Município de São João (Sudoeste). O processo, aprovado por unanimidade, foi analisado na sessão de 1º de março. Clovis Mateus Cucolotto (gestão 2009-2012), prefeito à época da contratação de empresa e da realização do concurso público, recebeu quatro multas.

Após as análises da Diretoria de Controle de Atos de Pessoal (Dicap) e do Ministério Público de Contas (MPC), e da apresentação de defesa pelos interessados, o relator, conselheiro Ivens Linhares, apontou uma série de falhas no processo de admissão, a começar pela contratação da empresa que realizou o certame, sem o devido processo licitatório. Além disso, a falta de qualificação técnica da empresa contratada resultou na negativa de registro para três cargos de técnico de enfermagem e um de nutricionista.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Sandra Regina Menegat, instrutora de panificação, também teve o registro negado por possuir comprovado grau de parentesco com dois integrantes da Comissão de Concurso. As demais contratações tiveram o registro concedido. O ex-prefeito Clovis Cucolotto, responsável pelo certame, recebeu três multas previstas no artigo 87, IV, "d", da Lei Complementar n° 113/2005 (a Lei Orgânica do TCE-PR), no valor total de R$ 4.352,94.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia da Consciência Negra

Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira

Imagem de destaque
Fique atento!

Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores

Imagem de destaque
Falso processo de suspensão

Detran alerta para golpes por mensagens SMS

Imagem de destaque
Melhor da América Latina

Queijo do Paraná está entre os nove melhores do mundo


Qualificação técnica

Publicidade


As multas se devem à falta de exigência de adequado procedimento licitatório para a contratação de empresa que realizou concurso público; pela contratação de empresa sem comprovação de qualificação técnica compatível com os cargos a serem providos; e pela admissão de servidor com grau de parentesco com membro da Comissão de Concurso. Este último, em afronta aos princípios constitucionais da moralidade, isonomia e impessoalidade, além da frustração do caráter competitivo do concurso público.


Clovis Cucolotto também recebeu multa proporcional ao dano prevista no artigo 89, §1º, I, fixada em 30% do valor contratado, de R$ 35.800,00, com a devida atualização. O relator do processo determinou ao Município que, no prazo de 15 dias, comprove a cientificação dos servidores cujos registros foram negados, quanto ao início da fluência do prazo recursal, de 15 dias.

Publicidade


A atual administração do município deverá alimentar, no prazo de 30 dias, o SIM-AP (Sistema de Informações Municipais-Atos de Pessoal do TCE-PR) no que se refere à admissão e exoneração da servidora Elianara Cristiane Muller. O descumprimento poderá resultar em multa ao gestor atual, além do impedimento de emissão da certidão liberatória.


Recomendação

O atual prefeito de São João, Altair José Gasparetto (gestão 2013-2016), ainda recebeu recomendação para que cumpra a exigência constitucional de contratação de empresa por meio de procedimento licitatório, bem como zele pela qualificação técnica dos responsáveis pelas provas de concurso público. A medida visa a garantir o ingresso dos candidatos mais aptos no serviço público, observando o contido na Instrução Normativa nº 71/2012, do TCE.
Cabe recurso da decisão. Os prazos passaram a contar em 8 de março, data da publicação do Acórdão nº 737/16 - Primeira Câmara, na edição nº 1.313 do Diário Eletrônico do TCE, disponível no endereço www.tce.pr.gov.br.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo