Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ampliação

Ferroeste deve ser ampliada até o Mato Grosso do Sul

Redação Bonde
26 jan 2008 às 10:40

Compartilhar notícia

Hoje, os 250 quilômetros da Ferroste liga Cascavel a Guarapuava - Arquivo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, determinou ontem (25) ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a elaboração dos estudos técnicos necessários para a inclusão da extensão da Ferroeste – ferrovia pública que liga Cascavel a Guarapuava - até o Mato Grosso do Sul no PAC (Plano de Aceleração do Crescimento). Os recursos iniciais para a obra são de R$ 1,5 bilhão.

A decisão da ministra foi anunciada em Brasília depois reunião com os governadores Roberto Requião (PR), André Puccinelli (MS), Luiz Henrique da Silveira (SC), que pleiteiam a ligação ferroviária. Participaram também do encontro o secretário dos Transportes do Paraná, Rogério W. Tizzot, e o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o governador Roberto Requião, os projetos para execução do trecho entre Cascavel e Guaíra, na divisa com o MS, já estão prontos. "Será uma extensão ferroviária que vai facilitar os dois Estados a escoar seus produtos até o Porto de Paranaguá e baratear os custos porque será uma obra pública", destacou.

Leia mais:

Imagem de destaque
3.389 ocorrências

Operação de combate a incêndios do Paraná termina: 2024 já teve o dobro de ocorrências de 2023

Imagem de destaque
Veja a lista de municípios!

Minha Casa Minha Vida autoriza a construção de 1.282 casas para 44 cidades do Paraná

Imagem de destaque
Ensino, pesquisa e extensão

UEM ocupa primeiro lugar no ranking de produção científica feminina no Brasil

Imagem de destaque
Salários de até R$ 9.336,34

Paranaprevidência abre inscrições para concurso público


Obra

Publicidade


O novo corredor da Ferroeste será conjunto de trechos que vão ligar os municípios sul-matogrossenses de Maracaju, Dourados e Mundo Novo até o Porto de Paranaguá, passando por Guaíra, Cascavel e Guarapuava. Atualmente, a Ferroeste tem 248 quilômetros e liga as regiões Oeste e Central do Paraná.


"A expansão da Ferroeste até o município de Maracaju, no Mato Grosso do Sul, está definitivamente incluída nos planos do Governo Federal", afirmou Rogério W. Tizzot depois da reunião. "Foi uma decisão política alinhada com os interesses dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul", acrescentou.

Publicidade


Segundo o presidente da Ferroeste, os levantamentos já começam na próxima terça-feira (29), quando uma nova reunião está agendada entre técnicos da Ferroeste, do Ministério dos Transportes, do BNDES e dos Estados de Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.


"Faremos essa reunião para acelerar tecnicamente essa decisão política tomada pela ministra Dilma Roussef e pelos governadores. Nós da Ferroeste temos a confiança que os estudos vão revelar que a obra é bastante viável. Nossos levantamentos preliminares já indicam isso", destacou Samuel Gomes.

Publicidade


A extensão da Ferroeste deve atrair mais cargas do Mato Grosso do Sul e de Santa Catarina e abrir mais uma porta de entrada para produtos do Mato Grosso e do Paraguai até o Porto de Paranaguá.


"São muitas as vantagens da extensão, como a redução dos custos de produção, o aumento da renda dos produtores, a possibilidade de maior captação e transporte de cargas no Paraná, entre outros benefícios", detalhou Gomes.

As informações são da Agência Estadual de Notícias.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo