Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Fiscalização

Força-tarefa do Crea intensifica fiscalização em condomínios em todo Paraná

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
04 jun 2021 às 14:15

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) promove uma força tarefa, neste mês, para fiscalizar os condomínios com atividades ligadas à engenharia. O objetivo é atingir um número maior de vistorias em um menor espaço de tempo.


"Nos condomínios, existem diversas atividades de engenharia, desde ar-condicionado, elevadores, cerca eletrificada, sistema de proteção de descarga atmosférica, sistema de microgeração de energia, serviços de obras civis, reformas, recuperação de fachada, obras hidráulicas, sanitárias, entre outras. A ideia é verificar se os responsáveis por estas atividades são profissionais habilitados”, explica a Gerente do Departamento de Fiscalização (DEFIS) do Crea-PR, Mariana Maranhão. "Além disso, para aqueles casos em que deveria existir uma manutenção e não existe, também vamos orientar, principalmente o síndico, sobre as manutenções obrigatórias e sobre a responsabilidade dele em relação às atividades que envolvem as Engenharias, Agronomias e Geociências. A ideia é conversar também com as administradoras de condomínios, porque é onde estão os contratos para ver quem fez o quê”, ressalta Mariana.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Durante essas ações, o agente de fiscalização vai ao local e verifica, junto ao síndico, os serviços técnicos executados nos últimos 12 meses e a existência de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) desses serviços.

Leia mais:

Imagem de destaque
Vampiro de Curitiba

Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos

Imagem de destaque
53% dos colégios aptos

Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025

Imagem de destaque
Atenção!

Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento

Imagem de destaque
Balanço semanal

Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná


Por meio de ofício, solicita-se a apresentação de cópia dos contratos, laudos, projetos, relatórios de inspeção e notas fiscais referentes às atividades técnicas que foram executadas no condomínio por empresas terceirizadas e/ou profissionais autônomos. No caso de alguns serviços de manutenção não terem sido realizados, o Agente de Fiscalização entrega um comunicado que orienta quanto à necessidade da realização do serviço.

Publicidade


Em 2020, foram 1811 fiscalizações em 587 condomínios em todo o Paraná. As infrações mais comuns são a falta de ART e a falta de registro de pessoa jurídica. Em Londrina e nos municípios da região Norte, foram feitas 58 fiscalizações em 38 condomínios. Em 2021, até o momento, foram 48 fiscalizações em 26 condomínios "Nos primeiros cinco meses do ano, o Crea-PR já fez 83% das fiscalizações feitas em todo o ano passado”, afirma o Facilitador de Fiscalização do Crea-PR, Alexandre Barroso.


O objetivo é "continuar buscando serviços em que não existe participação profissional, para que a gente possa orientar e exigir a regularização com a participação do responsável técnico”, afirma a Engenheira.


"Por não serem uma indústria, uma empresa, nem sempre se atentam ao tanto de atividades de Engenharia que têm presente. Esse é o momento de dar um alerta para que os síndicos e administradores de condomínio sempre busquem profissionais habilitados para fazer seus serviços”.

A fiscalização intensificada de condomínios deverá ser concluída até o final do mês.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo