Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fiscalização

Força-tarefa do Crea intensifica fiscalização em condomínios em todo Paraná

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
04 jun 2021 às 14:15
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) promove uma força tarefa, neste mês, para fiscalizar os condomínios com atividades ligadas à engenharia. O objetivo é atingir um número maior de vistorias em um menor espaço de tempo.


"Nos condomínios, existem diversas atividades de engenharia, desde ar-condicionado, elevadores, cerca eletrificada, sistema de proteção de descarga atmosférica, sistema de microgeração de energia, serviços de obras civis, reformas, recuperação de fachada, obras hidráulicas, sanitárias, entre outras. A ideia é verificar se os responsáveis por estas atividades são profissionais habilitados”, explica a Gerente do Departamento de Fiscalização (DEFIS) do Crea-PR, Mariana Maranhão. "Além disso, para aqueles casos em que deveria existir uma manutenção e não existe, também vamos orientar, principalmente o síndico, sobre as manutenções obrigatórias e sobre a responsabilidade dele em relação às atividades que envolvem as Engenharias, Agronomias e Geociências. A ideia é conversar também com as administradoras de condomínios, porque é onde estão os contratos para ver quem fez o quê”, ressalta Mariana.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Durante essas ações, o agente de fiscalização vai ao local e verifica, junto ao síndico, os serviços técnicos executados nos últimos 12 meses e a existência de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) desses serviços.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sexta-feira Santa

Confira o funcionamento dos órgãos públicos estaduais com o feriado de Páscoa

Imagem de destaque
Menos desigual

Curitiba é a capital mais igualitária do país, e Porto Velho, a mais desigual

Imagem de destaque
Bolsa de valores

Sanepar prepara segunda PPP com investimento de quase R$ 3 bi

Imagem de destaque
Preservação da mata atlântica

Ministério Público quer anular licença ambiental concedida a terminal de contêineres em Pontal do Paraná


Por meio de ofício, solicita-se a apresentação de cópia dos contratos, laudos, projetos, relatórios de inspeção e notas fiscais referentes às atividades técnicas que foram executadas no condomínio por empresas terceirizadas e/ou profissionais autônomos. No caso de alguns serviços de manutenção não terem sido realizados, o Agente de Fiscalização entrega um comunicado que orienta quanto à necessidade da realização do serviço.

Publicidade


Em 2020, foram 1811 fiscalizações em 587 condomínios em todo o Paraná. As infrações mais comuns são a falta de ART e a falta de registro de pessoa jurídica. Em Londrina e nos municípios da região Norte, foram feitas 58 fiscalizações em 38 condomínios. Em 2021, até o momento, foram 48 fiscalizações em 26 condomínios "Nos primeiros cinco meses do ano, o Crea-PR já fez 83% das fiscalizações feitas em todo o ano passado”, afirma o Facilitador de Fiscalização do Crea-PR, Alexandre Barroso.


O objetivo é "continuar buscando serviços em que não existe participação profissional, para que a gente possa orientar e exigir a regularização com a participação do responsável técnico”, afirma a Engenheira.


"Por não serem uma indústria, uma empresa, nem sempre se atentam ao tanto de atividades de Engenharia que têm presente. Esse é o momento de dar um alerta para que os síndicos e administradores de condomínio sempre busquem profissionais habilitados para fazer seus serviços”.

A fiscalização intensificada de condomínios deverá ser concluída até o final do mês.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade