A prefeitura de Curitiba pretende reduzir a jornada de trabalho de nove categorias profissionais do Executivo. O projeto, entregue à Câmara de Vereadores de Curitiba, refere-se a cargos da saúde pública e presente diminuir, de 40 para 30 horas semanais, o regime de trabalho dos fonoaudiólogos, farmacêuticos bioquímicos, psicólogos, nutricionistas, biólogos, citotécnicos, técnicos em confecção de lentes de óculos, técnicos em patologia clínica, químicos e técnicos em saneamento.
Além desses cargos, há intenção da prefeitura na diminuição de 40 para 20 horas semanais no cargo de médico veterinário. A medida terá um impacto financeiro de R$ 1,783 milhões em 2014 e nos anos seguintes. A medida é tomada para atender, segundo o prefeito Gustavo Fruet, "uma antiga reivindicação dessas categorias de servidores, que não foram abrangidos pela lei municipal 13.902/2011".
Esta lei, de três anos atrás, reduziu para 30 horas a jornada de enfermeiros, técnicos em enfermagem, técnicos em higiene dental, auxiliares de consultório dentário e auxiliares de enfermagem e não incluiu os demais servidores abrangidos nesta nova proposição.
Leia mais:
Inmet emite alerta de tempestade que inclui Paraná até quarta-feira
Menina de 12 anos anda 3 km para tentar salvar o pai após acidente no Paraná
Paraná publica resolução com regras de consulta do Parceiro da Escola
Defesa Civil alerta para mais uma tempestade nas próximas horas na região de Rolândia
O projeto começa a tramitar na Câmara de Curitiba na próxima segunda-feira (17). Em média, o procedimento até a aprovação ou não da medida pelos vereadores é 30 dias.