Funcionários do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) pretendem entrar em greve nesta quarta-feira (18) em todo o estado. Por meio de nota divulgada no site do Sindicato dos Servidores do Detran do Paraná (Sisdep), a categoria informa que decidiu cruzar os braços em apoio à greve geral do funcionalismo estadual.
Os servidores do Detran devem realizar um protesto em todas as unidades do departamento no estado por volta do meio-dia desta quarta. O Sisdep garante que os funcionários devem manter os serviços essenciais durante a paralisação, como a liberação de veículos apreendidos; procedimentos que envolvam documentos necessários para veículos oficiais; recebimento e devolução de CNH suspensa (emissão guia, foto e agendamento); e realização de exames práticos para processo de primeira habilitação vencendo em trinta dias.
Ainda conforme o sindicato, os serviços de processo para registro de veículo novo e renovação de CNH vencida há mais de 30 dias (montagem, foto e agendamento de exames) não foram considerados essenciais e, por isso, serão suspensos durante a greve. "O processo de registro de veículo novo pode ser realizado por meio dos Despachantes, e a renovação de CNH, vencida há mais de um mês, pode ser realizada por meio do Detran fácil (via internet)", argumenta o Sisdep em nota.
Leia mais:
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável
Procon-PR promove mutirão Renegocia na próxima semana para negociação de dívidas
Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo
Greve geral
Professores da Rede Estadual, profissionais de universidades, agentes penitenciários e servidores da Saúde estão em greve desde a semana passada em protesto ao chamado "pacotaço" do Governo do Paraná. O conjunto de medidas, retirado de pauta na Assembleia Legislativa (Alep) na última quinta-feira (12) após pressão popular, prevê uma série de ajustes fiscais e orçamentários que, na prática, refletiria em cortes de gratificações e benefícios conquistados pelos servidores públicos no decorrer das últimas décadas.
O Sisdep lembra que os servidores do Detran chegaram a aprovar um indicativo de greve em dezembro do ano passado, mas que no dia 20 daquele mês a categoria suspendeu a paralisação com o objetivo de analisar as propostas apresentadas pelo governo. O sindicato reivindica um quadro próprio de servidores, proposta até então não aceita pelo Estado.
De acordo com o Sisdep, a criação do quadro próprio "não visa aumento salarial algum, mas sim um reconhecimento de toda a classe de funcionários do Detran e a melhoria nas condições de atendimento à população".
(Atualizado às 18h25)