Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Bombas paradas

Furto de transformador afeta abastecimento de água na região de Londrina

Rafael Machado - Redação Bonde
29 mar 2016 às 16:28

Compartilhar notícia

- Divulgação/Google
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A unidade do Consórcio intermunicipal de Saneamento Ambiental do Paraná (Samae) de Miraselva (61 km ao norte de Londrina) foi alvo de bandidos durante a madrugada desta terça-feira. Os ladrões, que não foram identificados, furtaram o transformador do órgão, prejudicando o fornecimento de água para a pequena cidade de 1.862 habitantes, localizada na Região Metropolitana de Londrina.

O dano só foi percebido durante a manhã, quando os funcionários chegaram para trabalhar. O transformador foi instalado em um espaço que fica distante 1 km do perímetro urbano do município. Não há vigilantes e câmeras de segurança no local. Os vizinhos também não informaram como os possíveis autores do furto teriam fugido.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O diretor da Samae em Miraselva, Leonardo Camiloti, explicou à reportagem do Portal Bonde que o equipamento era essencial para o abastecimento de boa parte do município. "Quem tem caixa de água em casa está conseguindo contornar o problema", disse.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia da Consciência Negra

Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira

Imagem de destaque
Fique atento!

Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores

Imagem de destaque
Falso processo de suspensão

Detran alerta para golpes por mensagens SMS

Imagem de destaque
Melhor da América Latina

Queijo do Paraná está entre os nove melhores do mundo


Bancos, lojas e outros estabelecimentos comerciais situados na região central foram os setores mais afetados. Segundo dados da Samae, em dias normais, o fornecimento de água em Miraselva gira em torno de 25 mil litros/hora. Sem o transformador, os números caem para 16 mil litros/hora. "Acreditamos que tudo pode ser normalizado até sexta-feira", comentou Camiloti.

Publicidade


Sem aulas


A direção da Escola Municipal Monteiro Lobato, a única de Miraselva, suspendeu as aulas de hoje e amanhã. "Fomos pegos de surpresa, mas tivemos que cancelar as atividades porque não temos reservatório", ressaltou a diretoria da instituição, Elza Vieira. Mais de 140 alunos do 1º ao 5º ano foram dispensados, e só devem retornar às salas de aula nesta quinta-feira (31). O mesmo aconteceu com o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Reino Pequenino.

Publicidade


No Hospital Municipal José Juliani, o atendimento não foi suspenso. De acordo com a direção, o local tem reservatório para armanezar água em dias de escassez. No Centro de Saúde de Miraselva, os enfermeiros disseram à reportagem do Portal Bonde que nenhuma consulta foi desmarcada. Os pacientes estão sendo atendidos normalmente.


Aluguel


O prefeito João Marcos Ferrer (PTB) garantiu que "está correndo contra o tempo atrás de uma solução". Informações preliminares dão conta de que o transformador custaria entre R$ 10 e 30 mil. Com pouco dinheiro em caixa, o jeito é alugar outro equipamento. "Estou recebendo alguns orçamentos compatíveis com a nossa realidade financeira. Pretendemos resolver esse impasse até o final da semana", comentou. Enquanto isso, caminhões-tanque foram deslocados para abastecer as unidades educacionais de Miraselva.

Procurada pelo Portal Bonde, a tenente Ana Maria Delai, porta-voz do 15º Batalhão da Polícia Militar de Rolândia, responsável pela segurança naquela região, informou que nenhum boletim de ocorrência teria sido confeccionado. "Mesmo assim, o policial de plantão em Miraselva nos informou da situação. Estamos apurando o caso", disse.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo