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Rodovias federais

Governo determina valores máximos dos novos pedágios

Redação Bonde
22 mai 2007 às 09:35

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Os editais para concessão devem ser publicados até o dia 16 de julho e os leilões estão previstos para 16 de outubro - Arquivo Bonde
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Já estão determinados os valores máximos para os novos pedágios de rodovias federais, publicados nesta segunda-feira (21) no Diário Oficial da União pela resolução do Conselho Nacional de Desestatização, que aprova o processo de concessão de sete trechos de rodovias, com extensão total de 2,6 mil quilômetros.

Só no Paraná, serão três novos trechos, com quatro praças de pedágio entre Curitiba e São Paulo pela BR-116; Curitiba e Florianópolis pela BR-376; e entre Curitiba e Santa Catarina pela BR-116.

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É no Paraná também que estão o maior e o menor valores divulgados na resolução: R$ 2,608 será o preço máximo do pedágio do trecho da BR-116 entre Curitiba e São Paulo; e R$ 4,08, entre Curitiba e Santa Catarina.

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Já atuam no Paraná seis concessionárias, Econorte, Viapar, Rodovia das Cataratas, Caminhos do Paraná, Rodonorte e Ecovia, que exploram 27 praças de pedágio espalhadas por todo Estado. Hoje, o menor preço cobrado no Paraná é o da praça da cidade de Jaguariaíva, que tem tarifa básica de R$ 3,60. Já o valor mais elevado é o da praça de pedágio que fica na BR-277, entre Curitiba e o litoral, que custa R$ 10,90.


Os sete trechos a serem concedidos são: BR-153 entre as divisas de Minas Gerais e São Paulo e São Paulo e Paraná; BR-116 em Curitiba, na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul; BR-393 na divisa entre Minas Gerais e Rio de Janeiro até o entroncamento com a rodovia Presidente Dutra; BR-101 entre a Ponte Rio-Niterói até a divisa com o Espírito Santo; BR-381 entre Belo Horizonte e São Paulo; BR-116 entre São Paulo e Curitiba; e rodovias 376 e 101 entre Curitiba e Florianópolis.

Os editais para concessão devem ser publicados até o dia 16 de julho e os leilões estão previstos para 16 de outubro. O prazo de concessão é de 25 anos, com expectativa de investimento nos primeiros quatro anos de R$ 3,8 bilhões.


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