O Ministério da Integração Nacional autorizou nesta quarta-feira (31) a liberação de R$ 1,07 milhão para recuperação de danos causados por chuvas intensas no município de Cantagalo (80 km a oeste de Guarapuava). Com o recurso federal serão reconstruídas duas pontes: uma sobre o Rio Jacutinga/Arroio do Bugre, na comunidade Rio Visita, e a outra no Rio Penteado, na comunidade de Linha Roseira.
A portaria, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta. O investimento será empenhado por meio de transferência obrigatória e pago em duas parcelas de igual valor. O prazo é de um ano para execução das obras e serviços. O pagamento das parcelas está condicionado à prestação de contas e documentação comprobatória de execução das obras pelo município.
Passo a passo
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Para ter acesso aos recursos de reconstrução de áreas públicas danificadas por desastres naturais, o ente (prefeitura e/ou governo estadual) precisa obter o reconhecimento federal de situação de emergência e apresentar um Plano de trabalho e o Relatório Diagnóstico, no prazo de até 90 dias após a ocorrência.
As solicitações são feitas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), disponíveis para acesso no endereço: www.mi.gov.br/defesa-civil/s2id. Com base nestes documentos, o Ministério da Integração Nacional analisa os processos e define o valor a ser disponibilizado para a execução das ações.