O governador Roberto Requião abriu nesta quarta-feira (19), em Guaratuba, a Operação Viva o Verão 2007-2008, que vai reforçar as ações do governo do Estado no Litoral durante a temporada de férias. Além do reforço no policiamento e na vigilância das praias, a operação pretende levar outros órgãos estaduais para atender os veranistas.
O tenente Leonardo Mendes dos Santos, relações públicas do Corpo de Bombeiros, afirma que cerca de 700 homens da corporação serão deslocados para as praias. A maior parte deles ficará espalhada pelos 95 postos de salva-vidas espalhados pelas praias. O restante reforçará as unidades de combate a incêncios e de socorros médicos.
Segundo Santos, o objetivo é tentar reduzir os números registrados na operação 2006-2007, quando os bombeiros realizaram 1.135 salvamentos. Além disso, na temporada passada foram feitas mais de 90 mil orientações aos banhistas. No total, 17 mortes por afogamentos foram registradas.
Leia mais:
Prefeitura de Apucarana faz limpeza em escolas atingidas pela chuva
Pé-de-Meia: 135,3 mil estudantes são beneficiados no Paraná
Assembleia Legislativa recebe oito mil sugestões de paranaenses para orçamento
Inmet emite alerta de tempestade que inclui Paraná até quarta-feira
O capitão Adonis Nobor Furuushi, do setor de comunicação social da Polícia Militar, afirma que a corporação também reforçará o efetivo nas praias. O objetivo, segundo ele, é garantir a tranquilidade dos veranistas. ''Que todos possam se divertir com suas famílias, cada um respeitando o espaço do outro'', disse. Entre as ações que serão executadas pela PM estará a fiscalização de bares e casas noturnas, além da tentativa de coibir abusos com som alto.