Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Enxugamento

Governo prepara lei para formalizar reforma administrativa

AEN-PR
19 jan 2019 às 08:34

Compartilhar notícia

Marcos Zanutto/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O projeto de lei que detalha o enxugamento da estrutura do Governo do Estado será encaminhado à Assembleia Legislativa na retomada das atividades dos deputados estaduais, em fevereiro. A mensagem formalizará a redução do número de secretarias de Estado de 28 para 15.


O texto da proposta está sendo elaborado por uma comissão especial composta pela Casa Civil, Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Controladoria-Geral do Estado (CGE) e as secretarias do Planejamento, Administração e Fazenda prepara. O trabalho é realizado com base no estudo da Fundação Dom Cabral.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O governador Carlos Massa Ratinho Júnior garante que as mudanças não vão afetar os serviços públicos. "Nenhuma ação de governo ficará prejudicada. Ao contrário, com o enxugamento da máquina vamos ter mais economia, respostas e resultados mais rápidos e efetivos", afirma. Segundo ele, o processo de governança terá maior velocidade e o diálogo entre as estruturas será mais fácil.

Leia mais:

Imagem de destaque
Na PR-153

Idosa morre horas depois de bater na traseira de um caminhão em Jacarezinho

Imagem de destaque
Vítima tinha 33 anos

Motociclista morre ao colidir com caminhonete em Tomazina

Imagem de destaque
Validade de 2 anos

Concurso da Sanepar no Paraná tem resultado homologado e editais publicados

Imagem de destaque
Lar temporário

Assistência Social de Ibiporã abre inscrições para o Serviço Família Acolhedora


Complexa

O chefe da Casa Civil, Guto Silva, explica que o projeto deverá trazer as responsabilidades de cada secretaria e destinação orçamentária. Esta, aliás, é uma das tarefas mais complexas da Comissão Especial de Reforma Administrativa do Estado. Os recursos terão de ser redistribuídos conforme as atribuições das pastas.

Publicidade


O trabalho da Comissão Especial acontece simultaneamente com um ajuste fino que está sendo feito em cada pasta. O objetivo é verificar redundâncias de atribuições e de processos e definir cargos, tarefas e responsabilidades. Segundo Guto Silva, esses ajustes vão ajudar a dimensionar o tamanho da equipe e a qualificação técnica necessária.


Governança

A reestruturação da máquina do Estado vem sendo planejada desde ano passado. Após eleito, o governador Ratinho Junior encomendou à Fundação Dom Cabral um estudo de reconfiguração administrativa.

Dividida em três etapas, a reforma prevê, num primeiro momento, a redução do número de secretarias. A próxima fase vai abranger a administração indireta, com a fusão de autarquias e outros órgãos públicos, e a última articulará os núcleos regionais que o governo mantém no interior.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo