A Sanepar informa que precisou interromper o tratamento de água na manhã deste domingo (28) em Arapongas por causa do excesso de turbidez dos dois ribeirões que abastecem a cidade, o Frouxo e o Apertados. Isso afeta o abastecimento da maior parte da cidade. Apenas as regiões abastecidas por poço continuam recebendo água (bairros Jardim Interlagos, Araucária, Conjunto Corina Pugliese e parte do Jardim Perobas). A previsão é que a normalização ocorra na madrugada de segunda-feira (29).
Empregados da Sanepar trabalharam, durante a madrugada, na limpeza do canal de bombeamento para retirar o grande teor de sólidos carreados pela chuva ocorrida na noite de ontem. O Ribeirão Frouxo chegou a sair um pouco do seu leito devido ao volume de água.
No entanto, às 5h deste domingo, foi preciso parar o tratamento por falta de condições técnicas e operacionais. A orientação é para que façam uso racional da água. A Sanepar conta com a colaboração de todos.
Leia mais:
Ademar Traiano antecipa votação e é eleito presidente da CCJ da Alep
Trechos de rodovias do Noroeste do Paraná estão totalmente bloqueados
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Clientes que possuem caixa-d’água domiciliar podem não ser afetados pelo desabastecimento. De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por pelo menos 24 horas. A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros.
O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula. Para esta e outras informações utilize o aplicativo para celular Sanepar Mobile ou acesse sempre o site da Sanepar: www.sanepar.com.br