O município de Guaratuba, no litoral do Paraná, pode ser o primeiro do litoral paranaense a adotar o sistema de compostagem como medida para a redução do volume de resíduos sólidos que a cidade envia para o aterro sanitário. A idéia de diminuir a quantidade de lixo que segue aos depósitos é uma proposta antiga do Ministério Público do Paraná.
Nesta quarta-feira (3), representantes das prefeituras de Paranaguá e Guaratuba estiveram reunidos com o coordenador do CAOP do Meio Ambiente, procurador de Justiça Saint-Clair Honorato Santos. O encontro foi realizado em Paranaguá e contou também com a participação de associações de moradores e pessoas que trabalham com coleta e reciclagem de resíduos.
Segundo o procurador, a prefeitura de Guaratuba se propôs a analisar a proposta de instalar um pátio de compostagem na cidade, para a transformação de resíduo orgânico em adubo. "A iniciativa de Guaratuba é muito importante e deve servir de exemplo a todos os municípios que ainda resistem à idéia de trabalhar também com a compostagem, além da reciclagem", afirma Saint-Clair.
Leia mais:
Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
O procurador explica que o MP-PR tem acompanhado a questão dos aterros e já percebeu que as cidades que se atem apenas à reciclagem acabam não conseguindo cumprir as metas de redução de lixo que enviam aos aterros – não passam de 20% de coleta de recicláveis.
Compostagem
A compostagem é o processo de transformação de materiais grosseiros, como palhada e estrume, em materiais orgânicos utilizáveis na agricultura. Este processo envolve transformações extremamente complexas de natureza bioquímica, promovidas por milhões de microorganismos do solo que têm na matéria orgânica in natura sua fonte de energia, nutrientes minerais e carbono.
Por essa razão uma pilha de composto não é apenas um monte de lixo orgânico empilhado ou acondicionado em um compartimento. É um modo de fornecer as condições adequadas aos microorganismos para que esses degradem a matéria orgânica e disponibilizem nutrientes para as plantas.