O prefeito Beto Richa lançou nesta quarta-feira (7), no calçadão da Rua XV de Novembro, um novo sistema de segurança que a Guarda Municipal usará no patrulhamento. Duas unidades do Segway, veículo elétrico de duas rodas com capacidade para transportar uma pessoa em pé, foram cedidas pelo fabricante, em comodato, para o Município. O equipamento será usado no calçadão da XV nos dias úteis e, no fim de semana, nos principais parques. "É um veículo que dá mais mobilidade e rapidez ao patrulhamento e contribui para que a Guarda Municipal ofereça ainda melhores serviços para a população", disse Richa.
Com o Segway, um guarda municipal percorre, no mesmo tempo, uma área cinco vezes maior do que percorre a pé. Os dois equipamentos foram doados por meio de comodato entre a Prefeitura de Curitiba e a empresa Segway Brasil, pelo período de um ano, sem custo. Para rodar 100 quilômetros, o Segway gasta o equivalente a R$ 1 em energia. "É um veículo extremamente econômico", disse Richa.
Para o secretário municipal da Defesa Social, Itamar dos Santos, o equipamento apresenta muitas vantagens. "Além de agilizar o patrulhamento e ser um veículo não poluente, o equipamento tem uma plataforma alta, o que permite ao guarda um ponto de visão privilegiado e de longo alcance", disse.
Leia mais:
Prefeitura de Apucarana faz limpeza em escolas atingidas pela chuva
Pé-de-Meia: 135,3 mil estudantes são beneficiados no Paraná
Assembleia Legislativa recebe oito mil sugestões de paranaenses para orçamento
Inmet emite alerta de tempestade que inclui Paraná até quarta-feira
O novo equipamento é estável mesmo quando parado e tem comandos especiais. É um sistema também conhecido como TRI - Transporte Rápido Individual, auto-equilibrado, que tem uma velocidade de 20 km/h, até três vezes a velocidade de um ser humano a pé. O Segway pode ser usado em calçadões e locais em que veículos convencionais não trafegam.
Mais de 150 departamentos de polícia de diversos países usam o Segway. Ele está presente em cidades dos Estados Unidos, Inglaterra e Brasil. Em Porto Alegre, o Segway é usado pela Brigada Militar no patrulhamento das ruas.
O Segway tem uma plataforma, uma coluna central e um guidão em sua parte superior. Entre as rodas, a 20 centímetros do chão, a um nível abaixo dos eixos das rodas, está a plataforma de 48 x 63,5 centímetros (a largura normal dos ombros de um homem adulto), onde estão as baterias, enquanto os giroscópios e os sensores estão na coluna. O peso total do Segway é de 38 quilos. As baterias podem ser recarregadas em fontes de 100 a 220.