Fiscais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) apreenderam na noite dessa terça-feira (11) 100 quilos de peixes pescados ilegalmente na represa de Rosana, em Diamante do Norte, na divisa dos estados com São Paulo e Mato Grosso do Sul. A fiscalização de rotina visa coibir a pesca predatória, principalmente em época de quaresma, em que aumenta o consumo de pescado.
"Durante o dia nós fizemos uma blitz por terra nas saídas de pescadores e a noite nós descemos para a barragem e ficamos na espera para verificar possíveis predadores. Quando avistamos os criminosos armando as redes de lancha entramos no rio, mas não conseguimos pegar eles porque fugiram para o Estado de São Paulo", explica o chefe regional do IAP em Paranavaí, Mauro Braga.
Todo o material que estava sendo usado de maneira ilegal e foi deixado pelos infratores foi recolhido pelos fiscais do IAP. Entre eles, cinco redes de arrastão, nove redes e o pescado que já foi encontrado morto.
Leia mais:
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
"Eram cinco barcos que estavam sendo usados pelos pescadores e nós optamos por tirar os materiais usados e salvar os peixes das redes. A gente calcula que o prejuízo que os criminosos tiveram foi de aproximadamente R$ 4 mil só em material recolhido, sem contar o pescado", conta Mauro.
Os peixes recolhidos pelos fiscais foram doados a Apae de Loanda.