Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Operação Verão

IAP emitiu mais de 120 autuações nesta temporada

Agência Estadual de Notícias
27 fev 2012 às 15:25

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A intensificação da fiscalização de crimes contra o meio ambiente, durante a Operação Verão, resultou em 100 relatórios de inspeção ambiental, 110 notificações e cerca de 120 autos de infração ambiental. Foram emitidos R$ 812 mil em multas. Para isso, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) contou com o apoio da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. A Operação Verão começou em 16 de dezembro e terminou neste domingo (26).

O IAP também orientou moradores e veranistas. As três barracas instaladas na orla atenderam mais de 34 mil veranistas com ações de educação ambiental e orientações. O trabalho contou com apoio do Instituto das Águas e dos agentes ambientais contratados pelo Provopar. Foram atendidos municípios e balneários do Litoral e as cidades de Paranavaí, Cianorte e Umuarama. O IAP também monitorou a qualidade das águas (balneabilidade) e prestou atendimento 24 horas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, a Operação Verão foi um sucesso graças ao empenho e dedicação dos funcionários e às parceiras realizadas entre instituições de governo. "Há muito tempo os órgãos do governo não trabalhavam em conjunto em prol ad meio ambiente e de um bom atendimento à população. Trabalhar em parceria é muito importante para que os recursos sejam bem aproveitados e os funcionários, mais valorizados", disse.

Leia mais:

Imagem de destaque
renovação das espécies

IAT orienta sobre cuidados com filhotes de aves encontrados fora do ninho

Imagem de destaque
160 veículos

Polícia Civil promove leilão de viaturas em Apucarana e São José dos Pinhais

Imagem de destaque
Em mata fechada

Tamanduá encontrado em cima de árvore é devolvido à natureza na região de Campo Mourão

Imagem de destaque
'Agente' Filó

Policiais adotam cachorrinha que 'pediu ajuda' para salvar seus filhotes


O coordenador das ações do IAP na Operação Verão, Doraci Ramos, lembrou que, em comparação à temporada passada, nesta trabalhavam menos funcionários, mas o trabalho foi mais eficiente. Na temporada 2010/2011 participaram diretamente 69 funcionários, enquanto nesta foram 56, sem considerar as regionais de Umuarama e Cianorte e as nove unidades de conservação, que pela primeira vez foram incluídas nas ações da operação. "Os funcionários mostraram que, com vontade e comprometimento, é possível fazer um bom serviço e mostrar à população que estamos presentes", destaca.

Publicidade


O IAP teve apoio do Batalhão de Polícia Ambiental, na fiscalização por mar e terra, do Corpo de Bombeiros, no monitoramento nas praias e combate a incêndios florestais, e da Secretaria de Segurança Pública, com aeronaves para identificação de áreas desmatadas.


Durante essas ações foram apreendidos mais de 6 mil metros de rede de pesca, 90 espinhéis, mais de 120 molinetes, 550 quilos de pescado, 48 dúzias de caranguejos, mais de 70 quilos de animais caçados e cinco armas de fogo. Também foram lavrados 24 termos de embargo e 43 termos de apreensão.

O presidente do IAP explicou que o objetivo das fiscalizações não é emitir multas. "É muito mais importante educar a população quanto à importância e a maneira certa de preservar o meio ambiente que agir na repressão. Sabemos que é possível preservar e desenvolver as diversas regiões do estado, respeitando o meio ambiente e preservando áreas importantes para a biodiversidade local".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo