Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Primeiro do Brasil

IAP orienta implantação de Sistema Integrado de Peixes

Redação Bonde
18 ago 2007 às 13:21

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Instituo Ambiental do Paraná (IAP) está orientando e prestando apoio técnico para implementação do 1º Sistema Integrado de Peixes exóticos do país, desenvolvido pela Cooperativa Agroindustrial Consolata (Copacol), nos municípios de Nova Aurora, Cafelândia e Toledo – região oeste.

O objetivo do sistema é ampliar a diversificação das criações animais nas propriedades e proporcionar uma nova alternativa de renda aos associados, de maneira rentável e ecologicamente correta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O IAP será responsável pela capacitação dos funcionários da cooperativa e orientação de todos os associados para questões como obtenção do licenciamento ambiental e prática de uma piscicultura que não comprometa a qualidade da água da região e dentro das normas legais para instalação dos empreendimentos de pesca nas propriedades. Em contrapartida, a Superintendência de desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa) vai monitorar a qualidade da água nos tanques e rios da região.

Leia mais:

Imagem de destaque
Trilha segue aberta

Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo

Imagem de destaque
16 mandados de prisão

Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná

Imagem de destaque
Já foi acusado de corrupção

Ademar Traiano antecipa votação e é eleito presidente da CCJ da Alep

Imagem de destaque
Devido às fortes chuvas

Trechos de rodovias do Noroeste do Paraná estão totalmente bloqueados


A cooperativa conta com aproximadamente 4,3 mil associados, dos quais 250 farão parte desta primeira fase do Sistema Integrado – que vai de fevereiro de 2008 até 2010.


Para o engenheiro de Pesca do Centro de Pesquisa em Aqüicultura Ambiental (CPAA) do IAP em Toledo, Taciano Maranhão, a orientação do IAP é fundamental e vai impulsionar a recuperação da mata ciliar e reserva legal nas propriedades dos produtores associados.

O sistema integrado de peixes - entre Copacol e cooperados, será semelhante aos processos já existentes na atividade avícola e de suínos na Cooperativa, que fornece toda a logística para criação e comercialização dos peixes, e os produtores ficam responsáveis pelo manejo. Para comportar o abate, a cooperativa irá construir um abatedouro no município de Nova Aurora.
Os produtores cooperados terão a responsabilidades de realizar os manejos conforme as orientações repassadas pela cooperativa, IAP e Suderhsa para que possam alcançar bons resultados com a produção integrada.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo