A empresa responsável pelo barracão que pegou fogo e ficou destruído na quarta-feira (15) será multada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), na próxima semana, em valor ainda não estipulado pela entidade. A empresa, segundo o IAP, estava sem o licenciamento ambiental adequado para a operação do empreendimento no local.
O incêndio, de grandes proporções, deixou o galpão da empresa Brasmar completamente destruído. Por causa da destruição, um rio que passa nas proximidades ficou bastante sujo e a água ficou tingida. O IAP informou que ainda analisa a situação dos impactos ambientais gerados pelo incêndio e deve divulgar um parecer ao final da investigação.
Quando a investigação terminar, os responsáveis devem sofrer sanções previstas em lei, que podem variar de uma notificação a um embargo de atividades. Além disso, os responsáveis terão que fazer a recuperação ambiental e/ou a remediação dos danos ambientais causados pelo incêndio.
Leia mais:
Prefeitura de Rolândia alerta população sobre golpe do 'falso pedido de ajuda'
No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta
Pastor pede reconhecimento de vínculo trabalhista com igreja, mas Justiça do PR nega
Unespar aplica provas do vestibular neste domingo
De acordo com o IAP, a empresa possuía apenas licença ambiental de Instalação, o que permite implantar o depósito no local. Entretanto, a licença para Operação não foi requerida pela empresa. O IAP disse ainda que em outras duas ocasiões – em 2005 e 2007 – os responsáveis já haviam sido notificados pelo IAP por irregularidades – no primeiro caso por construção de armazém de pré-moldados sem licenciamento e no segundo por lançamento de derivado de petróleo em mangue.